Sem categoria

Chuva volta a causar estragos em diversas zonas de Manaus

Ruas alagadas e até o desabamento de uma casa estão entre as ocorrências do dia – fotos: Josemar Antunes e Daniel Prestes

Ruas alagadas e até o desabamento de uma casa estão entre as ocorrências do dia – fotos: Josemar Antunes e Daniel Prestes

A chuva forte que atinge Manaus desde a madrugada desta sexta-feira (26) causou novos estragos nas diversas zonas da cidade, provocando alagamentos, deslizamentos de barrancos, desabamentos de muro e até de casa, segundo registros da Defesa Civil do Município.

Ao todo, foram registradas, até às 11h30, 13 ocorrências, sendo a maioria na comunidade Nova Vitória, Zona Leste.

Entre as ocorrências estão quatro desabamentos de muros ou risco de desabamento de muro – na Vila da Prata, Centro, Tancredo Neves e Zumbi – cinco de ameaças de desabamentos de casas, quatro de madeira e uma de alvenaria, sendo três delas na comunidade Nova Vitória, uma no Jorge Teixeira e outra no Mutirão; e um deslizamento de barranco na comunidade Nova Vitória.

Na rua 24 de Maio, no Centro, e na rua Brasil, bairro Vila da Prata, na Zona Oeste, dois muros desabaram. Já na rua Búzio, no conjunto Cidadão IX, na Zona Norte, uma casa ficou em situação de risco por conta de desabamento.

Ainda por conta da chuva, uma residência na rua Lauro Machado, localizada na orla do São Raimundo, no bairro Glória, na Zona Oeste foi inundada. Vários móveis e eletrodomésticos foram perdidos

Outra ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiro, na rua Armando Conde, Colônia Santo Antônio, por trás do DB do Manôa, Zona Norte, onde houve o desabamento de uma casa de madeira.

Era por volta de 9h50, quando o desabamento começou. O pedreiro Raimundo Silva dos Anjos, 56, proprietário do imóvel, dormia na casa quando tudo começou e não percebeu o incidente. ‘’Eu não vi tudo, estava deitado, dando um sono e com a televisão ligada. Quando eu vi desabar já pensei em Deus e fiquei lá mesmo ’, comentou.

O autônomo Evaldo Lucas Correa foi uma das pessoas que perceberam o barulho e foi socorrer o amigo. ‘’Escutamos tudo e fomos ver qual era a situação. Ele estava debaixo da estrutura que caiu totalmente encima dele. Graças a Deus, conseguimos retirá-lo com vida”.

Raimundo perdeu quase todos os seus pertences no incidente, incluindo fogão, geladeira, televisão, ventilador e cama. Ele ainda teve algumas lesões no braço e pescoço e chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), porém recusou ser encaminhado a um hospital.

A Defesa Civil Municipal informou que os registros pluviométricos estão sendo monitorados. Nas últimas 24 horas, 30 milímetros de chuva foi registrado na Zona Oeste da cidade. Conforme o Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), são esperados para o mês de fevereiro 220 milímetros e 300 milímetros de chuva.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou que a previsão de tempo, nessa sexta-feira (26), em Manaus, seria de pancadas de chuva com ventos fracos e moderados, com temperatura entre 25º e 33º C.

Por equipe EM TEMPO Online
Com informações e Daniel Prestes e Josemar Antunes

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir