Dia a dia

Chuva rápida provoca estragos em Manaus; telhado de igreja ‘voa’ e atinge veículos em shopping, na Ponta Negra

Estruturas de metal também desabaram no local - foto: Marcio Melo

Estruturas de metal também desabaram no local – foto: Marcio Melo

 

 

Uma chuva rápida com ventos fortes provocou estragos na capital amazonense, na tarde desta quarta-feira (24).  Entre as principais ocorrências estão a queda de árvores, desabamentos e destelhamentos.

O telhado da Igreja Nossa Sameiro,  próxima ao shopping da Zona Oeste, que está em construção, foi carregado pelo vento. As telhas sobrevoaram o estacionamento externo do estabelecimento comercial, que fica ao lado da construção. Ao menos dez veículos foram atingidos. Estruturas de metal também desabaram no local.

O motoboy Marcelo, 21, presenciou o incidente e disse que ficou surpreendido com o que viu.“Um vento forte bateu a estrutura da igreja (telhas) que  voaram por cima do estacionamento do shopping, por sorte, não tinha ninguém perto”, contou.

O padre da paróquia, José Ricardo, disse que um vento bem rápido destruiu tudo. “Um vento rápido de um minuto e meio, mais ou menos, veio e levou o telhado. Haviam umas oito pessoas no local. Ninguém ficou ferido”, disse o padre.

Segundo informações preliminares dos bombeiros não houve vítimas e o trânsito ficou bastante congestionado no local. Os destroços serão retirados pelos bombeiros e pela Defesa Civil.

O autônomo Gabriel Lima Ramos, 24, também estava nas proximidades do shopping e ficou assustado com a situação. “Estacionei meu carro e subi pela lateral do shopping, quando olhei para trás, vi várias telhas ‘voando’ e formando um ‘redemoinho’ no céu. Não sei se era um tornado. Aconteceu tudo muito rápido. Algumas telhas ‘voaram’ nas direções dos quarteis. Um transformador explodiu. Foi um clima bem apocalíptico, nunca tinha visto isso aqui em Manaus, fiquei assustado”, relatou o rapaz.

O proprietário de um dos carros atingido, o eletricista Sebastião Monteiro de Medeiros, foi ao shopping pagar uma fatura e disse que presenciou tudo de dentro do estabelecimento comercial.

“Estava pagando minha fatura, dentro loja e, quando a atendente falou que estava acontecendo um desabamento do lado de fora. Não dei muita importância, continuei na loja, quando olhei da vidraça vi várias telhas caídas, nesse momento, me desesperei e pensei no meu carro, quando cheguei no local me deparei com uma coluna em cima do teto do carro. Felizmente não tinha ninguém nas proximidades. O prejuízo só foi material”, falou o eletricista.

Em nota, o Shopping Ponta Negra informou que a estrutura do prédio não foi afetada. “O Shopping Ponta Negra informa que os incidentes ocorridos nas imediações do empreendimento na tarde de hoje, em decorrência dos fortes ventos e do temporal não abalaram a estrutura do shopping, não provocaram vítimas e nem destruição de patrimônio. O funcionamento do Ponta Negra não sofreu alterações.”

Previsão  do tempo

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) informou que a previsão para os próximos dias é de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte em toda a cidade. De acordo com o órgão, é possível que haja rajadas de vento e descargas atmosféricas.

 

Outras ocorrências

A Defesa Civil registrou ao menos quatros ocorrências de destelhamento, sendo um na rua Aristides Rocha, bairro Petrópolis, na Zona Sul, nas proximidades do comando geral; no Parque Dez, próximo ao Centro Social Urbano (CSU), outro foi registrado na rua 10, no bairro Alvorada 2. O quarto ocorreu na rua alto Paraíso, no Jorge Teixeira.

De acordo com o Corpo de Bombeiros também houve o registro da queda de três árvores nos bairros Japiim e Centro – na avenida Getúlio Vargas –, ambos Zona Sul.

O veículo ficou totalmente destruído - foto: Marcio Melo

O veículo ficou totalmente destruído – foto: Marcio Melo

Apesar da chuva, ainda na tarde de hoje, foi registrado pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), um incêndio em uma carreta, na avenida Coronel Teixeira, sentido Centro/Bairro.

Eletrobras

Através de nota, a Eletrobras Distribuição Amazonas informou que, na tarde de hoje, em função do forte temporal que atingiu a cidade de Manaus, com grande intensidade de descargas atmosféricas (raios), houve o desligamento de 12 alimentadores, causando interrupções no fornecimento de energia elétrica em alguns pontos da cidade como: Armando Mendes, Dom Pedro, Alvorada, Educandos, Redenção, Distrito Industrial, BR 174, Centro, Adrianópolis, Cachoeirinha, Colônia Oliveira Machado, Aleixo, Japiim. Do total de 12 alimentadores afetados com o temporal, cinco já foram reestabelecidos.

Árvores e objetos atingiram as redes elétricas, causando danos ao sistema e também provocando desligamentos. Vale destacar que as equipes de manutenção da Eletrobras Distribuição Amazonas estão em campo para reestabelecer o fornecimento de energia nas áreas afetadas no mais rápido possível.

“A Eletrobras Distribuição Amazonas reitera o seu compromisso com a população do Estado do Amazonas em oferecer energia segura e de qualidade, contribuindo para o bem estar de seus clientes e o desenvolvimento econômico da região”.

Por Luana Dávila e Mara Magalhães

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir