Sem categoria

Chuva rápida derruba árvore no Centro e causa quedas de energia em Manaus

A que da árvore acabou afetando a rede de energia elétrica – foto: divulgação/Corpo de Bombeiros

A que da árvore acabou afetando a rede de energia elétrica – foto: divulgação/Corpo de Bombeiros

Após 12 dias de sol intenso e forte calor, uma chuva rápida atingiu Manaus na manhã desta terça-feira (6), causando alguns problemas na cidade. Retenção no trânsito, semáforos apagados, queda de árvore e falta de energia em alguns bairros estão entre as ocorrências registradas durante a precipitação, que durou menos de meia hora em determinadas zonas da cidade. A última chuva rápida registrada na cidade aconteceu no dia 24 de setembro, mas há mais de um mês não havia chuva significativa na capital. 

O céu continuou escuro e com nuvens carregadas em algumas áreas da capital até por volta de 9h30, mas a chuva, que teve início por volta de 8h, parou rapidamente na maior parte dos bairros. Mesmo assim, foi o suficiente para amenizar a temperatura, que há semanas se mantinha numa média de 38 a 38, 9 graus, com sensação térmica de mais de 40 graus.

O Centro da capital e a Zona Centro-Sul da capital foram as áreas mais afetadas. De acordo com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans), houve retenção no trânsito em importantes vias, como Djalma Batista, João Valério, Mário Ypiranga Monteiro, Salvador e Boulevard Álvaro Maia, onde foram registrados vários semáforos pagados.

A chuva durou menos de maia hora em alguns locais - foto: Luis Henrique Oliveira

A chuva durou menos de maia hora em alguns locais – foto: Luis Henrique Oliveira

Já no Centro da cidade a principal ocorrência foi a queda de uma árvore, por volta de 9h, na avenida Silva Ramos, entre Constantino Nery e Ferreira Pena, próximo a um hotel. Segundo o Corpo de Bombeiros, os galhos atingiram a rede elétrica e um transformador no local, causando queda de energia.

Um carro da marca Fiat, placa OAF-4044, também foi atingido pela queda da árvore, tendo danos no para-brisa. Homens da Eletrobras Amazonas Energia foram acionados para resolver o problema.

A concessionária, aliás, registrou mais de 300 ocorrências em diversas zonas da cidade por conta da chuva e dos ventos do início da manhã.  O rompimento de cabos por conta de objetos caídos sobre a rede foi a mais corriqueira.

Temperatura
De acordo com o portal do Instituto Nacional de Metereologia (INMET), a temperatura em Manaus ficou em 28,8 graus na manhã desta terça e até ás 9h foram registrados 7.6 milímetros de chuva na estação automática do órgão.

Já a Defesa Civil de Manaus informou por meio de sua assessoria quem, nas últimas 24 horas, choveu 16.6 milímetros na Zona Oeste e 8.6 mm na Zona Centro-Oeste da cidade.

 

Por equipe EM TEMPO Online

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir