Sem categoria

Chuva intensa causa estragos na cidade, informa a Defesa Civil de Manaus

A cidade sofreu alagamentos em várias áreas - foto: divulgação

A cidade sofreu alagamentos em várias áreas – foto: divulgação

Sob chuva intensa, a capital amazonense registrou diversas ocorrências no início da manhã desta sexta-feira (6), segundo informações da Defesa Civil do município. O trânsito também ficou complicado em várias zonas da capital, com muitos acidentes e semáforos apagados. Também faltou energia em diversos bairros. 

Entre os estragos registrados pela Defesa Civil estão deslizamentos de barrancos na ruas Japiim, bairro Cidade de Deus, Zona Leste, São Miguel, Novo Israel, Zona Norte, rua Projetada, no Armando Mendes, Zona Leste, e avenida Beira-Mar, Educandos, Zona Sul.

Também houve alagamento na rua 4, Flores, Zona Centro Sul, e desabamento de muro na rua Bela Vista, Amazonino Mendes, Zona Norte. Ainda segundo órgão, até às 13h, nove ocorrências foram registradas pelas equipes.

Entre os casos mais graves está o da rua Projetada, no Armando Mendes, onde um barranco deslizou e árvores foram arrastadas, atingindo  residências.

Uma árvore tombou com o deslizamento de barranco no Amando Mendes - foto: Josemar Antunes

Uma árvore tombou com o deslizamento de barranco no Amando Mendes – foto: Josemar Antunes

“Ao perceber a chuva forte, peguei a minha filha e fui para a sala. Comecei a orar, em seguida, tive um pressentimento. Deus disse para me esconder atrás do sofá com a minha filha, logo depois, houve o deslizamento. Foi Deus que me salvou”, comentou Raquel Souza Coelho, 27, moradora da rua Projetada, beco Joana D’Arc. A casa dela foi totalmente destruída após o tombamento de uma mangueira. Ela e a filha foram resgatadas dos escombros com ajuda de vizinhos.

Ao lado, outra casa foi parcialmente destruída, com dois cômodos atingidos. No imóvel alugado moram duas famílias. O industriário Paulo da Silva Pachuri, 28, informou que o deslizamento aconteceu por volta das 6h. “Eu estava acordando o meu filho para ir a escola quando escutei o barulho e depois os gritos da vizinha pedindo socorro’, disse Pachuri.

Equipes da Defesa Civil foram acionadas para fazer o levantamento do acidente e avaliar as estruturas dos imóveis. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) também foi ao local cadastrar as famílias afetadas. O Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também foram acionados para fazer a retirada das árvores e a limpeza da área.

Outra ocorrência que chamou a atenção foi registrada na rua São Marcos, Cidade Nova, Zona Norte, onde a marquise de um prédio em construção desabou e atingiu uma residência. Não houve vítimas feridas.

Energia

Também por conta da chuva, vários bairros tiveram interrupção no fornecimento de energia. Até 9h, 107 ocorrências foram registradas pela Eletrobras Distribuição Amazonas. Os bairros mais afetados foram Crespo, São Francisco e Parque 10, na Zona Centro-Sul, e Centro. Áreas rurais da Região Metropolitana de Manaus também foram afetadas.

A Eletrobras ressaltou que equipes da distribuidora estão trabalhando para normalizar o fornecimento aos usuários.

O aeroporto Internacional Eduardo Gomes também foi afetado e operou por instrumentos no período de 7h02 às 8h35, porém não houve cancelamentos nem atrasos de voos, segundo a asseria de imprensa da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

De acordo com a estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada entre as ruas Recife e Maceió, das 6:h às 09h de hoje, choveu 26,6mm.

Segundo o meteorologista Gustavo Ribeiro, a máxima rajada de vento registrada pela estação foi de aproximadamente 26,3 quilômetros por hora, entre 6h e 7h. “A previsão para os próximos dias é de tempo instável de céu parcialmente nublado, com períodos de nublado com possibilidade de chuvas em áreas isoladas”.

Texto atualizado às 13h30 para inserção de informações.

Colaborou Josemar Antunes

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir