Sem categoria

Chuva causa desabamento de casa, muros e alagações em Manaus

A Defesa Civil registrou 11 casos de alagamentos de ruas e casas, nas Zonas Norte e Leste de Manaus - foto: Luiz Henrique Oliveira

A Defesa Civil registrou 11 casos de alagamentos de ruas e casas, nas Zonas Norte e Leste de Manaus – foto: Luiz Henrique Oliveira

Em mais um dia de chuva intensa em Manaus, a Defesa Civil Municipal registrou 37 ocorrências envolvendo desabamentos, alagações e acidentes de trânsito. A situação na manhã desta terça-feira foi semelhante à de domingo (10), quando choveu 72,8 mm. Hoje, a chuva começou por volta das 6h30.

A Defesa Civil registrou 11 casos de alagamentos de ruas e casas, principalmente no Val Paraíso, Francisca Mendes, Colônia Terra Nova, Amazonino Mendes, Cidade Nova 1 e 2, Rio Piorini, Jorge Teixeira, Novo Reino II, Nossa Senhora de Fátima, nas zonas Norte e Leste. A situação mais complicada foi da rua 3, no bairro Francisca Mendes, na Zona Leste, onde várias casas, que ficam próximas a um igarapé, foram alagadas. O córrego transbordou. Alguns moradores ficaram impossibilitados de deixar as residências. Uma equipe do Corpo de Bombeiros retirou os moradores.

Na rua 15 e 16 do bairro Alfredo Nascimento, Zona Norte, dois muros desabaram. Ninguém ficou ferido. Na rua Japurazinho, no bairro Nossa Senhora de Fátima, também na Zona Norte, uma casa desabou. Ninguém estava no imóvel, a equipe da Defesa Civil que atendeu a ocorrência fez o cadastro da família, a Secretaria Municipal da Mulher e de Assistência Social e Direitos Humanos foram acionadas para fazer atendimento social. A família está abrigada na casa de vizinh os. Ainda no bairro Nossa Senhora de Fátima foi registrado um desabamento parcial de casa na rua Pavões, a moradora disse que parte da estrutura do imóvel tombou.

Além desses, foram registrados deslizamentos de barrancos no Canaranas, Riacho Doce, Colônia Terra Nova, riscos de deslizamento de barranco no Tancredo Neves e Mundo Novo, desabamento de rip-rap no Tancredo Neves e desabamento de muro no Rio Piorini e Alfredo Nascimento. Também não houve feridos.

Todas as equipes da Defesa Civil de Manaus estão nas ruas atendendo as ocorrências.

Chuva Forte

Segundo informações do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) a chuva em Manaus iniciou por volta das 5h e deve continuar até o final do dia. Os acumulados registrados nas estações meteorológicas até as 10 horas na estação do INMET, do Aeroporto Eduardo Gomes e Aeroporto Ponta pelada foi de 20,2 mm, 23,4 mm, 16 mm, respectivamente.

O acumulado da precipitação estimada pelo radar meteorológico de Manaus indica acumulados entre 50 a 80 mm na região norte da cidade de Manaus. Ainda segundo o alerta emitido pelo SIPAM, a previsão de chuva continua durante todo o dia.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir