Dia a dia

Chafariz do Mindu é ‘nova opção’ de balneário na zona urbana

Morador da área informou que crianças sempre vão brincar nas proximidades da rotatória e às vezes aproveitam para se refrescar. foto:reprodução/ facebook

Morador da área informou que crianças sempre vão brincar nas proximidades da rotatória e às vezes aproveitam para se refrescar. foto:reprodução/ facebook

Uma cena inusitada aconteceu na tarde de ontem em Manaus. Três meninos foram flagrados se refrescando no chafariz localizado na rotatória do Mindu, no bairro Parque 10, Zona Centro-Sul, pela artista plástica Rosa dos Anjos. Ela postou a foto em uma rede social com a legenda “Manaus 40º, crianças se divertindo na rotatória do Mindu! (…)”.

Nos comentários, muita gente disse que queria fazer o mesmo, como uma opção para se refrescar no verão amazônico que, ontem, fez os termômetros da cidade registrar a marca de 39ºC.

De acordo com um comerciante da área que se identificou apenas como Souza, esse fato já é costumeiro aos domingos, e as crianças se divertem no local após uma manhã de brincadeiras. “Todos os domingos eles vêm por volta de 13h, às vezes até mais cedo, e fazem a festa. Brincam por aqui pelo bairro e depois pulam na água. Ao menos para isso essa obra tem utilidade”, afirmou Souza.

O comerciante afirmou ainda que o chafariz funcionou apenas no mês da inauguração e desde essa época não tem utilidade alguma. “Isso só foi feito para gastar o nosso dinheiro, as crianças, pelo menos, estão se divertindo”, comentou.

A obra da rotatória do Mindu, que foi entregue em 2012, no ultimo ano de gestão do ex-prefeito Amazonino Mendes, também foi orçada em R$ 1 milhão em medidas compensatórias de duas empresas da capital. A prefeitura desembolsou R$ 1,8 milhão em indenizações para 17 proprietários que atuavam no local.

 

Outras opções

Não foram apenas as crianças que tentaram fugir do calor. Também na tarde de ontem, em Manaus, lugares como a praia da Ponta Negra estiveram muito mais lotados na tarde de domingo. Para alguns a opção foi um banho na piscina do condomínio.

Entretanto, para quem não conta com esses artifícios o jeito foi aproveitar o bom e velho chuveiro.

É o caso de alguns moradores do conjunto Castelo Branco, no bairro Parque 10, Zona Centro.

De acordo com o estoquista Francisco Machado de Souza, 49, há dois anos os moradores tiveram a ideia de realizar o “Almoço das Estrelas do Parque Dez”, no Centro Social Urbano (CSU).

Segundo afirmou o morador do conjunto, todos os domingos de 10h às 19h, a comunidade se reúne e realiza o evento que começou, por acaso, com a intenção de fugir do calor e proporcionar uma confraternização entre amigos.

“É no domingo que aproveitamos e nos reunimos para almoçar, ver um jogo, trazer nossas crianças para se divertir. Estamos fazendo a festa, mas ao terminar nós limpamos, pois é um local que pessoas praticam esportes”, contou.

O autônomo Alfredo Neto, 48, conta que o momento é uma tradição dos moradores que buscam fugir do calor. Alfredo afirmou que eles usam o chuveiro, pois são impedidos de se refrescarem na piscina do CSU.

 

Por Asafe Augusto

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir