Sem categoria

Cerimônia com Cirque du Soleil marca abertura do Pan-Americano de Toronto

Artistas do Cirque du Soleil em exibição em Salvador - foto: reprodução

Artistas do Cirque du Soleil em exibição em Salvador – foto: reprodução

Os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, no Canadá, foram oficialmente abertos na noite dessa sexta-feira (10), no Rogers Centre, em Toronto. A cerimônia que durou mais de três horas foi marcada pela bela apresentação do Cirque du Soleil, que mostrou a história do Canadá, destacando a sua diversidade étnica e cultural.

Antes do show, ocorreu o desfile das delegações dos países participantes do evento esportivo. O Brasil, com 250 atletas, além de treinadores e membros de comissões técnicas, e com o nadador Thiago Pereira levando a bandeira nacional, foi aplaudido pelo público e autoridades presentes, entre elas, o ministro do Esporte, George Hilton.

Thiago disse que, ao entrar no Roger Centre, lembrou do seu primeiro Pan, em Santo Domingo, em 2003, e, agora, depois de muitos anos, só tinha a agradecer por estar alí, com a bandeira de seu país. “Foi maravilhoso, uma sensação única entrar com a bandeira do meu país. Não tem coisa melhor. É difícil encontrar palavras para descrever, mas, com certeza, foi maravilhoso e tenho um imenso orgulho de ser brasileiro”.

A entrada das bandeiras da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) e do Comitê Olímpico Internacional (COI) foi outro momento emocionante. A ginasta canadense tricampeã pan-americana Alexandra Orlando fez uma homenagem póstuma a Mario Vázquez Raña, ex-presidente da Odepa, que morreu este ano. Em seguida, os discursos de Julio Maglione, atual presidente da entidade, e de Saäd Rafi, diretor executivo dos Jogos de Toronto 2015, declararam aberta a 17º edição dos Jogos Pan-americanos. O acendimento da tocha pelo ex-jogador de basquete Steve Nash encerrou a festa de abertura.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir