Economia

CDL Manaus orienta lojistas a investirem em datas sazonais

O órgão orienta os comerciantes a investirem em produtos atrativos nas vitrines, no bom atendimento, em promoções, campanhas e pós-vendas no período sazonal - foto: Márcio Melo

O órgão orienta os comerciantes a investirem em produtos atrativos nas vitrines, no bom atendimento, em promoções, campanhas e pós-vendas no período sazonal – foto: Márcio Melo

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) deu algumas dicas para os lojistas enfrentarem o período de crise. O órgão orienta os comerciantes a investirem em produtos atrativos nas vitrines, no bom atendimento, em promoções, campanhas e pós-vendas no período sazonal de alguma data importante para o comércio.

Recentemente, a revista Dirigente Lojista trouxe cases do Rio de Janeiro e de Dourados, em Minas Gerais, de incentivo da CDL e iniciativa dos próprios lojistas de apostaram nas datas festivais e assim ter uma arrecadação melhor, no período, mesmo passado por um tempo de crise econômica.

“Registramos isso, também, em Manaus. Em meses festivos já temos uma alta se comparado a períodos sem datas comemorativas. Se o lojista aposta em uma vitrine atraente faz ações como campanhas e promoções, com toda certeza, vai atrair o consumidor”, avalia o presidente da CDL Manaus, Ralph Assyag.

Na avaliação do gerente de Negócios da CDL Manaus, Almir de França Júnior, datas como dia das mães, dos namorados, dia dos pais, das crianças e Natal, por si só, garantem boas vendas aos lojistas. “Então, o que recomendamos é que caprichem na apresentação e nas modalidades que vão usar para atrair os consumidores”.

De acordo com a CDL Manaus, o consumidor tem a necessidade de comprar bens semiduráveis como calçados e roupas, e se encontra no mercado local condições para adquirir bons produtos e de forma facilidade, a compra será realizada.

Fora da caixa

Almir Junior afirma, ainda, que os lojistas precisam criar oportunidades de vendas durante os períodos que não há datas comemorativas. “Temos o mês de fevereiro, junho, setembro, novembro que são meses, aparentemente fracos, mas com boas campanhas e ações promocionais o lojista consegue vender seus itens”, destacou.

O gerente da CDL Manaus citou ações como o Liquida Manaus que tem o objetivo de aquecer o comércio em um período considerado “fraco”. “Vemos também alguns lojistas que não aderem a ações promocionais como o Liquida Manaus ou o Dia de Liberdade de Imposto (DLI), mas que sabe fazer sua própria ação e que tem adesão dos consumidores”, destacou.

O ideal é que o lojista conheça seus clientes, sabiam o que eles querem e como atraí-los. “Um SMS dizendo que chegou itens novos na loja, um e-mail ou mesmo um carro de som, se tratando de uma loja dentro de um bairro. Todas estas ferramentas de comunicação têm custo baixo e um resultado direcionado ao cliente”, acrescentou Almir.

Qualificando

Para produzir uma ótima vitrine, desenvolver boas campanhas promocionais, peças publicitárias é necessário que o lojista invista em seu negócio. Na Universidade de Tecnologia do Varejo (UTV), ele vai encontrar cursos de vitrinistas e voltados para o comércio para atrair o consumidor e alavancar suas vendas.

“Para ter resultados positivos, não têm outro caminho, é necessário se capacitar, compreender o mercado. Logo, o resultado no período sazonal e fora dele será conquistado. Vale salutar, que em períodos sazonais as pessoas já estão mais dispostas a comprar, então, com um bom trabalho, o resultado é diferenciado”, conclui o presidente da CDL Manaus.

Com informações da assessoria

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir