País

Casos de dengue no país crescem 46% e já somam 170 mil neste ano

Após registrar número recorde de casos de dengue em 2015, o Brasil já começa a registrar um novo avanço da doença também neste ano, apontam dados do Ministério da Saúde.
Em pouco mais de um mês, o país já soma 170.103 casos prováveis de dengue, segundo boletim atualizado da pasta e elaborado a partir de dados de atendimentos nas unidades de saúde de Estados e municípios.

O novo balanço contabiliza casos registrados entre os dias 3 de janeiro e 6 de fevereiro, após o diagnóstico clínico dos pacientes por equipes de saúde. No mesmo período do ano passado, foram registrados 116.452 casos prováveis da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti – o que indica um aumento de 46% neste ano.

Os dados atualizados indicam que o país já registra 83,2 casos de dengue a cada 100 mil habitantes. A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que há epidemia quando esse índice ultrapassa 300 casos a cada 100 mil habitantes.

Enquanto o número de casos notificados de dengue cresceu no país no início deste ano, o número de mortes já confirmadas devido ao agravamento da doença é menor. Até o dia 6 de fevereiro, nove mortes já foram confirmadas – no mesmo período do ano passado, eram 103.
Ao todo, 19 Estados registraram aumento na incidência de casos prováveis de dengue no início deste ano em comparação ao anterior.

Entre eles, está Mato Grosso do Sul, Estado com o maior índice de casos da doença na população – já são 285 casos a cada 100 mil habitantes. No mesmo período do último ano, essa taxa era de 71,7 casos na mesma proporção.

Em seguida, aparece o Tocantins, com 248,5 casos a cada 100 mil habitantes, seguido de Minas Gerais (230,5) e Espírito Santo (205,2).
Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir