Dia a dia

Casa Vhida conta com apoio da Prefeitura para plantio e distribuição de mudas

A proposta é a de que a muda seja utilizada como ferramenta para o tratamento - foto: Arleson Sicsu/Semmas

A proposta é a de que a muda seja utilizada como ferramenta para o tratamento – foto: Arleson Sicsu/Semmas

A muda como uma esperança de vida. É com esse propósito que a Associação de Apoio à Criança com HIV – Casa Vhida firmou parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), permitindo que as crianças e adolescentes atendidos pela entidade possam se integrar às ações de plantio e distribuição de mudas do Plano de Arborização 2016 – Arboriza Manaus.

A parceria faz parte do Projeto Floreando a Vhida, desenvolvido pela Casa Vhida, com o objetivo de proporcionar às crianças um estímulo à adesão ao tratamento e inseri-los como participantes da vida em comunidade. A primeira atividade de plantio de mudas está programada para o dia 30 deste mês, às 9h, na praça da Associação dos Moradores do bairro Dom Pedro I, na Zona Oeste.

A praça fica localizada nas imediações da Casa Vhida, também localizada no bairro Dom Pedro I. A intenção é fazer com que o logradou se torne referência para os participantes do projeto. No local, serão plantadas 160 mudas de espécies ornamentais herbáceas e arbustivas, além de cinco árvores distribuídas nos canteiros existentes na praça. Afora o plantio, um total de 100 mudas ornamentais será doado à instituição para que possam ser distribuídas às crianças e seus familiares, dentro do Floreando a Vhida, em parceria com a Fundação de Medicina Tropical.

A proposta é a de que a muda seja utilizada como ferramenta para o tratamento. A mesma será entregue durante a consulta médica para que o cuidado diário com a planta possa estar associado aos cuidados que a pessoa que convive com o HIV deve ter com a própria saúde.

Em reunião entre o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, e a coordenadora da Casa Vhida, Hericka Cristina Silva Amorim, para tratar da parceria, ela ressaltou a importância do projeto, lembrando que a ideia inicial era de realizar a distribuição de mudas apenas durante as consultas, quando identificaram a necessidade de uma maior interação entre o público assistido pela instituição e a comunidade. “Buscamos um espaço que pudesse servir de referência tanto para as crianças como para as instituições envolvidas, e partimos para conseguir as parcerias que nos permitissem realizar o plantio extramuros, entre elas a da Semmas”, comentou. “Nossa intenção é fazer com que as crianças se sintam estimuladas a cuidar também das mudas plantadas na praça, promovendo entre elas o protagonismo infanto-juvenil na preservação ambiental”, observou.

O secretário Itamar Mar reafirmou o interesse e a satisfação da Semmas em apoiar de modo efetivo as ações que contribuam para a melhoria dos índices de arborização da cidade de Manaus. “Neste caso, além de levar o verde para um logradouro público importante da Zona Oeste, estaremos contribuindo para com a causa das crianças e adolescentes da Casa Vhida, entidade merecedora de todo o nosso respeito e admiração”, ressaltou.

O Plano Arboriza Manaus foi lançado no último dia 21/03, com ações de plantio e distribuição de mudas nos Parques da Juventude das Áreas Verdes 1 e 2 do Loteamento Nascentes das Águas Claras. O plano prevê o plantio de 10 mil mudas de árvores em 56 logradouros de 35 bairros de Manaus.

Com informações da assessoria.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir