Mundo

Casa Branca prepara plano para fechar prisão, diz porta-voz

A Casa Branca afirmou, nesta quarta (22), que está nos estágios finais de preparação de um plano de fechamento da prisão militar de Guantánamo, internacionalmente criticada por abrigar estrangeiros suspeitos de terrorismo sem acusação formal. O anúncio foi feito pelo porta-voz da administração Obama, Josh Earnest.

Uma vez finalizado, o projeto ainda deve ser submetido ao Congresso, dominado pelo partido Republicano, que tem se oposto ao encerramento das atividades do complexo.

“O plano é algo em que nossos funcionários estão trabalhando desde há algum tempo, em primeiro lugar porque é prioridade do presidente”, disse Earnest – o fechamento de Guantánamo é uma promessa de Barack Obama desde que ele assumiu a Presidência, em 2009.

“O fechamento do centro de detenção em Cuba é um assunto de segurança nacional e sua manutenção não reflete um uso efetivo dos recursos governamentais”, completou o porta-voz.

Para driblar a oposição republicana, o governo dos EUA tem mandado muitos dos prisioneiros de volta a seus países de origem ou a nações que se dispuseram a recebê-los, como o Uruguai.

Desde os atentados de 11 de setembro de 2001, Guantánamo tem sido acusada de ser palco de empregar sistematicamente práticas de tortura para forçar prisioneiros a compartilhar informações durante interrogatórios.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir