Sem categoria

Carnaval para todos os gostos neste fim de semana em Manaus

Ao som de muitas marchinhas, samba e até forró, mais de 15 bandas estão programadas para esta sexta, sábado e domingo – foto: Ione Moreno

Ao som de muitas marchinhas, samba e até forró, mais de 15 bandas estão programadas para esta sexta, sábado e domingo – foto: Ione Moreno

Com diferentes temas, tradicionais ou ainda prematuras, inúmeras bandas de carnaval vão sair às ruas neste fim de semana para animar o povo manauense em todas as zonas de Manaus. Ao som de muitas marchinhas, samba e até forró, mais de 15 bandas estão programadas para esta sexta, sábado e domingo.

Exemplo disso é a Banda da Difusora, que acontece há mais de 20 anos na avenida Eduardo Ribeiro; a Banda da Bica, que lota os arredores do largo São Sebastião, ambas no Centro, e a Banda do Boulevard, que este ano traz como tema, as Olimpíadas Rio 2016. Durante todo o período de carnaval, mais de 95 bandas devem acontecer em toda a cidade.

Os festejos de hoje se concentram no bairro Educandos, zona Sul, e no Centro, com o Bloco Carnavalesco Fura Olho, a Banda do Coronel e a Banda Maria Vai Com as Outras, que irá iniciar às 15h30 na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), Centro de Manaus.

O sábado será o dia mais recheado de eventos. Aproximadamente oito atrações estão confirmadas na cidade, como as bandas do Jaraqui, Bica, Tracajá, do BJ, das Candinhas, Bloco das Poderosas, Banda do Marquinho e Banda da Difusora. Durante todo o calendário carnavalesco de Manaus, mais de 95 bandas devem contar com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Em nota, o diretor presidente do órgão, Bernardo Monteiro de Paula, explicou que a cada ano está cada vez mais seguro curtir a festa do Momo em segurança. “Fizemos um processo amplo e transparente, com orientação e consultoria a todos que nos procuraram. Isso facilita nosso planejamento, uma vez que chegamos a ter muitos eventos em um único dia, e faz com que o público tenha opções seguras e estruturadas”, explicou.

Patrimônio
Com mais de 30 edições realizadas, a Banda da Bica traz este ano como tema, “Bar do Armando é patrimônio cultural, mas continua metendo a Bica em político lalau”, iniciando a partir das 16h de amanhã, em frente ao Bar do Armando, na rua 10 de Julho, bairro Centro. Na edição realizada em 2015, o ator Cauã Reymond marcou presença na festa e chegou a dançar com os foliões.

Já nas zonas Norte e Leste, os festejos ficam por conta da Banda do Marquinho, que acontece na rua 3 do bairro São José 3, além das bandas das Candinhas e dos Las Vegas, ambas no bairro Coroado 3, zona Leste.

Para a finalista de fisioterapia Renata Oliveira, 39, as bandas de rua e blocos de Manaus não devem perder a essência do carnaval. Segundo ela, a organização dos eventos, é fundamental para o sucesso de cada uma. “Se os organizadores se preparam com antecedência, o público conta com uma festa de segurança. Afinal você nunca vem sozinho, sempre traz amigos e a família. Curtir um bom carnaval, com qualidade e sem brigas, tudo para não perder a essência da festa, como nos bailes que aconteciam antigamente”, lembra.

Para encerrar os festejos do fim de semana, no domingo acontecem as bandas do Boulevard, Papa Sopa, Banda da Paz, Bhanda da Bhaixa da Hégua, Banda dos Las Vegas e Bloco Amigos da Vitória Régia.

Para quem gosta de samba enredo, onde mais de 110 mil brincantes são esperados com o efetivo de 470 policiais militares, a Banda do Boulevard promete animar o público com as tradicionais bandinhas de metais tocando frevo e com a participação das baterias das escolas de samba Vitória Régia, Reino Unido da Liberdade, Balaku Blaku e A Grande Família.

Na avenida Senador Álvaro Maia, o fluxo de veículos será interditado a partir das 8h para a montagem do palco. Mais informações sobre a interdição do trânsito no Centro, zona Sul, estão disponíveis na página C5.

Com o tema “Hégua para o mundo ver”, ainda no domingo, a Bhanda da Bhaixa da Hégua comemora seus 25 anos, completados em dezembro. O nome é uma homenagem a um senhor que criava duas éguas no bairro Educandos.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir