Política

Carlos Alberto Souza é empossado como procurador-geral de contas do MPC

O novo procurador do MPC assume o cargo para o biênio 2016-2018 - foto: divulgação

O novo procurador do MPC assume o cargo para o biênio 2016-2018 – foto: divulgação

Com a meta de atender os anseios da população e combater à corrupção, atuando firmemente na fiscalização das contas públicas, o novo procurador-geral de contas do Ministério Público de Contas (MPC), Carlos Alberto Souza de Almeida, foi empossado no cargo nesta quinta-feira (14) pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Ari Moutinho Júnior. Ele assume o cargo para o biênio 2016-2018.

“Queremos o que o povo tem clamado nas ruas nestes últimos anos: administrações que sirvam melhor as pessoas, que façam as coisas de maneira mais rápida, que eliminem a corrupção, o nepotismo e o desperdício, que escute o povo e que a ele responda. Vamos comprar o desafio, ir para a linha de frente da revolução que busca mudar a cultura de administrar a coisa pública”, disse o procurador-geral Carlos Almeida Souza de Almeida.

A declaração foi dada durante a solenidade de posse, realizada nesta quinta, no auditório do TCE-AM. Participaram da solenidade, entre outros, o prefeito de Manaus, Arthur Neto; o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), Afonso Lobo, representando o governador José Melo; secretários municipais e estaduais, membros do Judiciário estadual e do Ministério Público Federal (MPF) e do Estado (MPE-AM), além do ex-governador e ex-prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, membros da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), conselheiros do TCE e os procuradores do MPC.

O conselheiro-presidente do TCE-AM, Ari Moutinho Júnior, ressaltou o comprometimento do procurador-geral recém-empossado no cargo com as atribuições do Ministério Público de Contas e pediu que os órgãos se ombreiem na fiscalização das contas públicas no Amazonas.

“Desejo aos procuradores muita disposição para atuar e autuar, que tenhamos um Ministério Público e um Tribunal de Contas cada vez melhor para a sociedade. O procurador Carlos Alberto já passou pelo comando do MPC por outras duas vezes e já chega preparado, qualificado e comprometido com a instituição “, disse .

A conselheira Yara Lins dos Santos, que fez o pronunciamento em nome do colegiado de contas, também destacou a importância do rigor das fiscalizações para o combate à corrupção nos entes municipais, estaduais e federais e falou do perfil do atual procurador.

“Vossa Excelência possui todas as condições técnicas para desempenhar o trabalho que lhe está sendo confiado. Homem de fala segura, sempre atento às questões de trabalho, notabiliza-se pela celeridade que conduz os processos a ele encaminhados”, ressaltou, ao relembrar que quando esteve à frente do Ministério Público, dentre outras realizações, o procurador aperfeiçoou a regulação da distribuição e tramitação de processos no MPC e a criou o Espaço do Jurisdicionado.

Transparência

Um dos grande entusiastas no Amazonas das Leis da Transparência (Lei Complementar nº 131/2009) e de Acesso à Informação (Lei 12.527/11), o procurador-geral do MPC, Carlos Almeida Souza de Almeida, afirmou que atuará para que as normas sejam integralmente cumpridas no Estado. “Precisamos de dados mais abertos, informações mais claras e acessíveis, orçamentos mais transparentes, oportunidades das pessoas do povo de influir e fiscalizar as políticas de governo”, disse.

Durante a solenidade, o prefeito de Manaus, Arthur Neto, e o secretário da Sefaz, Afonso Lobo, também enalteceram a posse do procurador ao cargo e garantiram que os Portais da Transparência dos Executivos foram reformulados de acordo com a legislação em vigor.

“Reafirmo ao procurador Carlos Almeida nosso apreço pela sua inteligência, seriedade e equilíbrio. Esta casa pode ter certeza que as ações de governo, que o uso de recursos públicos seguirão a correta aplicação, assim como a transparência de seus atos, seja através do nosso reformulado Portal da Transparência ou no diálogo direto com os demais poderes”, disse Afonso Lobo.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir