Cultura

Cantor e compositor AB Groovy apresenta hoje ‘Três momentos de música contemporânea’

Trabalho assinado pelo artista amazonense traz influências de gêneros de música eletrônica, incluindo vertentes como drum ‘n’ bass, dubstep e dark ambient, combinados ao vivo – foto: Arquivo Em Tempo

Trabalho assinado pelo artista amazonense traz influências de gêneros de música eletrônica, incluindo vertentes como drum ‘n’ bass, dubstep e dark ambient, combinados ao vivo – foto: Arquivo Em Tempo

O cantor e compositor AB Groovy apresenta, neste fim de semana, o seu projeto “Música contemporânea autoral”, contemplado com o Prêmio Manaus de Ocupação Artística 2015, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). O projeto faz parte do evento “Artes em 14” e é formado por três shows que vão ocupar o palco do Espaço das Cias. (rua Dona Libânia, 300, Centro), de hoje até domingo (10), sempre a partir de 20h. A entrada é gratuita.

Hoje, AB Groovy apresentará, ao longo de 30 minutos, o projeto de música eletrônica autoral “Amazon UFO”. O som é influenciado pelos gêneros de e-music drum ‘n’ bass, dubstep e dark ambient. De acordo com o músico, o trabalho foi idealizado para ser manipulado ao vivo por meio de um sampler linear de ondas senoidais.

Amanhã, será a vez de um show eletroacústico com o repertório do CD autoral “Cartas do estrangeiro”, lançado em 2014. As canções desse disco trazem ritmos admirados por AB Groovy das décadas de 1980 e 1990, como rock, new wave e synthpop.

O artista define “Cartas do estrangeiro” como um trabalho pop com versos de conteúdo subversivo, alguns de conteúdo mais pessoal e outros mais universais. As canções foram compostas durante uma temporada que ele passou na Europa, de 2003 a 2011

Um show acústico de voz, violão e gaita está reservado para o domingo. Nessa apresentação, AB Groovy interpretará suas influências musicais e versões acústicas de suas composições.

AB Groovy é o nome artístico de Adriano Gonçalves, engenheiro de som formado pelo SAE Institute Barcelona, na Espanha, em 2007. Nos anos 1990, fez parte das bandas Irreverentes do Tibet e Charlie Perfume. Suas principais referências na música são o garage rock e o punk de 1965, a new wave e o grunge da década de 1990.

Em maio, ele lançará o seu segundo CD e, paralelamente, o registro de “Amazon UFO”.

Por Luis Otávio Martins

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir