Dia a dia

Candidatos do Enem devem ficar atentos aos horários; em Manaus, os portões fecham às 11h

Por conta do horário de verão, portões das escolas onde ocorrerão as provas abrirão às 10h e fecharão às 11h, em Manaus. foto: Alexandre Fonseca/ Arquivo EM TEMPO

Por conta do horário de verão, portões das escolas onde ocorrerão as provas abrirão às 10h e fecharão às 11h, em Manaus. foto: Alexandre Fonseca/ Arquivo EM TEMPO

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas hoje e amanhã (25), em todo o país. No Amazonas, um total de 156.815 candidatos prestarão o concurso, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os candidatos devem se atentar para o horário de fechamento dos portões das unidades de ensino onde serão realizadas as provas. Os portões fecham às 13h (horário de Brasília) e o início da avalição é às 13h30.

Em Manaus, os candidatos devem observar que como Brasília aderiu ao horário de verão, será necessário contar duas horas a mais do horário oficial, no caso os portões das escolas serão abertos às 10h e fechados às 11h.

Conforme a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por conta do horário de verão, 13 municípios amazonenses, que têm como padrão o fuso-horário do Acre, terão como padrão oficial três horas a menos que o horário de Brasília. Assim, as escolas dos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, São Paulo de Olivença e Tabatinga terão os portões abertos às 9h.

Os horários de abertura e fechamento dos portões valem para todos os candidatos, inclusive para os sabatistas (pessoas que guardam o sábado por convicção religiosa). Eles devem chegar aos locais de prova junto com os demais participantes. No primeiro dia, só farão a prova após o pôr do sol, às 19h, no horário oficial da capital. A exceção está nos Estados do Acre, Amazonas, de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rondônia, que vão iniciar as provas do primeiro dia às 19h, no horário local, segundo o edital do Enem.

Hoje, os inscritos terão quatro horas e 30 minutos para fazer as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Amanhã, domingo, será a vez das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, que terão a duração de cinco horas e 30 minutos.

Dicas

O professor de língua portuguesa da Faculdade Estácio Amazonas, Fernando Magalhães, orienta os candidatos para a tão temida prova de redação, que será realizada amanhã, no segundo dia do Enem. Ele ressalta que o primeiro passo é ler atentamente o texto de apoio que consta na prova. “Esse texto de apoio ajuda bastante o estudante na hora de elaborar uma boa redação no Enem”, afirma. Após uma leitura detalhada, os professores recomendam que o candidato faça um rascunho do texto, que deve conter a tese defendida na redação, os argumentos usados para sustentar essa tese e a proposta de intervenção ou solução que o estudante dará para esse problema. “Uma boa redação precisa conter argumentos e soluções para a problemática do texto. Os corretores que corrigem as redações querem saber como os alunos sustentam uma tese”, acrescentou.

Fernando Magalhães ainda diz que os estudantes devem ficar tranquilos para não deixar o desespero estragar o momento. “Eu percebo que o Enem é uma pressão para os alunos, algo que pode definir a vida deles”, salienta.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir