Sem categoria

‘Campanha ‘Outubro Rosa’ inicia em Manaus nesta quinta-feira

O Palacete Provincial, construído no século 19 e tombado como patrimônio histórico na década de 90, será iluminado com a cor rosa - foto: divulgação

O Palacete Provincial, construído no século 19 e tombado como patrimônio histórico na década de 90, será iluminado com a cor rosa – foto: divulgação

Com o início do mês de outubro, começa também a campanha ‘Outubro Rosa’, que serve incentivar mulheres ao tratamento e combate ao câncer de mama e do colo uterino. Diversos pontos turísticos da capital ganharão iluminação especial na cor rosa. Abertura da campanha ocorre nesta quinta-feira (1º), na Praça da Polícia, no Centro de Manaus.

De acordo com assessoria de comunicação da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Cecon-Am), a previsão estimada para o ano de 2014 e 2015 no estado do Amazonas é de mais de mil casos.

Segundo informou Marília Muniz, coordenadora estadual da atenção oncológica e coordenadora da rede feminina de combate ao câncer do Amazonas, o principal objetivo da campanha é a prevenção.

“Precisamos mobilizar a população para combater o câncer de mama. O Outubro Rosa é um movimento mundial. Aqui no Amazonas, a gente inclui o colo uterino, porque é a taxa de câncer que mais atinge as mulheres. Queremos informar e incentivar para a ação preventiva justamente para orientar mulheres para a detecção precoce”, disse.

Somente no ano de 2014, cerca de 390 casos de mulheres com câncer de mama e 630 com câncer de colo uterino foram confirmados no estado, segundo levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Câncer.

O câncer do colo de útero atinge mulheres com a média de 25 a 64 anos de idade e o de mama, mulheres de 40 a 69 anos.

Durante a campanha, equipes também serão encaminhadas para o interior, para auxiliar comunidades ribeirinhas. Ano passado, cerca de 50 mil testes de mamografias foram realizados e a meta para este ano é de mais de 50 mil testes de mamografias e mais de 220 mil de exames preventivos.

O evento já acontece no Amazonas, desde o ano 2000 e vem iluminando a cada ano, um novo prédio como alusão à campanha. Este ano, a abertura ocorre na Praça da Polícia e o monumento escolhido, foi o Palacete Provincial, que contará com iluminação especial inédita, além do Teatro Amazonas, a Ponte Rio Negro, Arena da Amazônia e Sede do governo do estado.

Por Luis Henrique Oliveira

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir