País

Campanha de vacinação contra a pólio será encerrada em três dias

A campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil (ou poliomielite) será encerrada na próxima segunda-feira (31), em todo o Brasil. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 12 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos.

Desse total, cerca de 2,3 milhões de crianças estão em São Paulo. De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta quinta-feira (27), 1,4 milhão de crianças paulistas já foram vacinadas.

Apesar de São Paulo não registrar nenhum caso há 27 anos e o Brasil há 25, as campanhas de vacinação contra a doença, também conhecida como pólio, devem ser mantidas até a erradicação do vírus no mundo.

Atualmente, nove países na África e na Ásia ainda registram casos de paralisia infantil. O problema é mais grave no Afeganistão e no Paquistão, onde 34 pessoas foram infectadas entre janeiro e julho deste ano.

“A participação nessa campanha é fundamental para a prevenção contra a paralisia infantil e, assim, mantermos erradicada essa doença no Estado. Por isso, sugerimos aos pais e responsáveis que levem as crianças no posto de vacinação mais próximo de sua residência”, afirmou, em nota, a diretora de imunização da secretaria, Helena Sato.

No Estado de São Paulo, há cerca de 4.300 salas disponíveis para vacinar o público-alvo da campanha. A secretaria esclarece ainda que os pais devem levar a caderneta de vacinação e que as crianças também poderão receber vacinas em atraso.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir