Dia a dia

Calendário acadêmico da Ufam em pauta nesta quinta-feira

Os professores iniciaram o debate sobre o calendário acadêmico na tarde desta – foto: Ione Moreno

Os professores iniciaram o debate sobre o calendário acadêmico na tarde desta – foto: Ione Moreno

A partir das 14h desta quinta-feira (3), ocorrerá o debate sobre o calendário acadêmico da Universidade Federal do Amazonas. A reunião será no auditório Samaúma, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), setor sul do Campus Universitário, localizado no bairro Japiim, Zona Sul. A decisão se deu após encontro realizado ontem no Conselho Universitário (Consuni), na Faculdade de Direito da Ufam.

A universidade está em greve há mais de 70 dias, devido à paralisação de um grupo de professores e técnicos administrativos. Recentemente, por meio de sentença, o Consuni ficou impedido de deliberar sobre o calendário acadêmico.

A proposta de reunião prevista para hoje, sugerida pelo presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua), professor José Alcimar de Oliveira, foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros, após exclusão de dois pontos da pauta da reunião.

“Consideramos que o Consuni é a instância superior de diálogo desta instituição. Tendo em vista o impasse e a instabilidade gerada pelo anúncio do novo calendário acadêmico, proponho a inclusão deste ponto na pauta”, disse Alcimar. “Seria uma grave omissão se este grupo se negasse a discutir sobre o assunto”, complementou.

A discussão sobre o tema será aberta a coordenadores de curso e diretores de unidades acadêmicas, que poderão apresentar uma perspectiva a respeito da questão e propor soluções para a instabilidade caso o novo calendário inicie como quer a Administração Superior.

Vários conselheiros ressaltaram que a sentença emitida pelo Tribunal Regional Federal (1ª Região) não impede o Consuni de debater sobre o calendário acadêmico, limitando-se a restringir sua atuação em caso de deliberação sobre o tema.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir