Economia

Caged aponta crescimento na geração de empregos no Amazonas

emprego

O Amazonas foi influenciado pela boa atuação da indústria de transformação, que teve um saldo positivo de 1.188 empregos – foto: divulgação

Puxada pela indústria de transformação, a geração de empregos voltou a crescer no Amazonas. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Ministério do Trabalho, o Amazonas ficou com um saldo de 983 empregos celetistas criados em agosto deste ano, variação positiva de 0,24% em relação ao mês anterior, o que colocou o Estado na oitava posição das unidades da Federação que mais criaram empregos em agosto de 2016.

O avanço é considerado significativo, uma vez que no mesmo período de 2015, o saldo de empregos do Estado havia sido de menos 1.633 vagas de trabalho. Segundo dados do Ministério do Trabalho, o desempenho do Amazonas foi influenciado pela boa atuação da indústria de transformação, que teve um saldo positivo de 1.188 empregos em função do aquecimento da produção voltada para as vendas de fim de ano. “A indústria de transformação registrou a maior alta, com a criação de 6.294 vagas em todo o país, invertendo a tendência registrada em agosto de 2015”, disse.

Segundo o ministério, dos 12 ramos que compõem a indústria de transformação, destaca-se a produção de alimentos, com geração de 8.687 vagas, e o setor de calçados, com 2.684 novas vagas no mês.

Nacional

Pelo 17º mês consecutivo, o mercado de trabalho brasileiro demitiu mais do que contratou. Em agosto, o país fechou 33,9 mil postos de trabalho, segundo dados do Caged.

Apesar de o resultado ter sido negativo, houve melhora em relação ao volume de demissões ocorridas em agosto de 2015, quando foram encerradas 86,54 mil vagas.

No acumulado do ano, no entanto, o resultado continua batendo recorde negativo. De janeiro a agosto, foram fechadas 651,29 mil vagas.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir