Sem categoria

Cadastramento de novatos para meia-passagem também poderá ser feito pela internet; processo inicia dia 4

Recadastro é obrigatório para estudante ter direito a meia passagem em 2016 - foto: arquivo EM TEMPO

Recadastro é obrigatório para estudante ter direito a meia passagem em 2016 – foto: arquivo EM TEMPO

Começa no próximo dia 4 de janeiro ao processo de cadastramento/recadastramento dos estudantes no sistema da meia-passagem, exclusivamente através do site estudantes.manaus.am.gov.br.

O processo segue até o dia 29, segundo informou na manhã desta quarta-feira (30) a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).

Para quem nunca utilizou o benefício da meia-passagem, e vai se cadastrar pela primeira vez, a novidade é que o processo também pode ser feito pela internet. Antes, o estudante tinha que ir aos postos do Sinetram apenas para adquirir o cartão.

A emissão do Cartão Passa Fácil de estudante ocorrerá 72 horas após o cadastro da internet, mediante a apresentação de documento de identificação nos postos de atendimentos do Sinetram.

Os estudantes menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis, portando carteira de identidade ou certidão de nascimento. Após esse procedimento, o estudante aguardará a aprovação de seu cadastro feita pela instituição de ensino em que está matriculado no início do ano letivo, para poder compras as quantidades de créditos referentes ao curso que irá frequentar.

De acordo com o diretor de transportes urbanos da SMTU, Thiago Balbi de Souza, o novo recurso de cadastro é uma facilidade aos usuários.

“Antes, o estudante tinha que ir até um dos postos do Sinetram. A partir do dia 4, ele poderá realizar seu cadastro sem sair de casa, evitando as longas filas de espera. Ele terá mais conforto e praticidade, e ainda poderá retirar sua primeira via em 72 horas”, ressaltou.

De acordo com o diretor de transportes urbanos da SMTU, Thiago Balbi de Souza, o novo recurso de cadastro é uma facilidade aos usuários - foto: Lindivan Vilaça

De acordo com o diretor de transportes urbanos da SMTU, Thiago Balbi de Souza, o novo recurso de cadastro é uma facilidade aos usuários – foto: Lindivan Vilaça

O acesso ao site poderá ser feito de graça em 30 lan houses conveniadas com a prefeitura. A localização desses postos estará disponível no mesmo site do recadastramento.

“Ao fazer o recadastramento, o aluno deve informar se foi aprovado, mudou de curso, de endereço ou de instituição de ensino. Após esse procedimento, os dados são conferidos para aprovação. Por isso, o recadastramento deve ser feito até o dia 29 de janeiro de 2016, para que o estudante possa utilizar o benefício no início do ano letivo, visto que as informações ainda serão analisadas pelas escolas”, declarou.

Ainda segundo Thiago, durante esse período, o estudante poderá comprar 32 créditos, referente à cota de férias. Para ter o benefício garantido, o aluno deve ter o cadastro no sistema de meia passagem da prefeitura.

“O aluno só poderá passar na catraca apresentando o cartão de estudante com pelo menos um crédito. A meia passagem paga em dinheiro não é mais aceita nos coletivos”, disse.

Em 2015, mais de 72.500 novas carteirinhas foram emitidas para novos cadastrados pela SMTU, e cerca de 350.200 foram recadastradas facilitando o acesso ao benefício. Ao todo 422.845 foram cadastradas este ano. Para 2016, a SMTU espera que esses números sejam superados.

Por Lindivan Vilaça e assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir