Sem categoria

Cadastramento biométrico será concluído até março

Até a quarta-feira (3), 932 mil eleitores de Manaus tinham realizado cadastro da biometria. Meta do TRE-AM é alcançar mais de 1 milhão – foto: divulgação

Até a quarta-feira (3), 932 mil eleitores de Manaus tinham realizado cadastro da biometria. Meta do TRE-AM é alcançar mais de 1 milhão – foto: divulgação

O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Messias Andrade, informou, nesta quarta-feira (3), que a Justiça eleitoral conseguirá fazer o cadastramento biométrico de 100% do eleitorado de Manaus até março deste ano.

Segundo ele, todos os eleitores da capital e dos municípios que realizaram o cadastramento estarão aptos a votar, a partir das eleições deste ano, utilizando a biometria.

“Se mantivermos a média de atendimentos diários, que é de oito a 8,5 mil atendimentos de eleitores, até o final de período já teremos 1,350 milhão eleitores de Manaus com a biometria cadastrada e aptos a votar nas eleições neste ano. Já superamos a meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e estamos tentando superar nossa própria meta”, disse.

De acordo com a presidente do TRE-AM, desembargadora Socorro Guedes, o tribunal intensificará os esforços para atender 100% do eleitorado. “A procura tem sido significativa, tendo em vista que o prazo está chegando ao fim. Mesmo diante da procura considerável, estamos fazendo de tudo para manter um atendimento de qualidade, sem perder nossa meta, que é recadastrar 100% do eleitorado”, disse Guedes.

Segundo ele, até ontem, 932 mil eleitores de Manaus tinham comparecido até os postos de cadastramento biométrico para realizar o cadastro. “Não admitimos essa pressão injusta. Estamos realizando os trabalhos dentro do prazo”, disse.

O secretário informou que o tribunal trabalha com a possibilidade de prorrogação do prazo que finaliza no dia 26 deste mês para o dia 28 de março deste ano, mas que a prorrogação ainda está sendo analisada pela presidência do tribunal. “Considerando que a possibilidade de prorrogação é real, a expectativa é que o TRE atenda muito mais do eleitores do que a meta inicial estabelecida pelo tribunal”, disse.

A presidência do TRE-AM deve anunciar, oficialmente, se o procedimento será prorrogado após o carnaval.

Para realizar o cadastramento biométrico o eleitor precisa agendar o serviço no sistema eletrônico disponível no site do TRE-AM. O sistema abre para novos agendamentos as quintas-feiras. Mas, eleitores têm relatado dificuldades em agendar o serviço.

De acordo com Messias Andrade, o sistema está funcionando corretamente e o possível congestionamento é decorrente da alta procura. “O que estão divulgando agora é a procura pelo cadastramento biométrico de pessoas que deixaram para realizar o serviço na última hora. Mas, esse numero é muito ínfimo se comparado com o que já fizemos agora. Todos serão atendidos e ainda haverá sobra”.

Planejamento

O cadastramento biométrico será paralisado, a partir de março, para realização das eleições. A partir de janeiro de 2017, os trabalhos iniciarão nos municípios da calha do Juruá para que todos os eleitores do Amazonas estejam aptos a votar, utilizando a biometria, em 2018.

1 Comment

1 Comment

  1. Eduardo Kampbel

    4 de fevereiro de 2016 at 10:46

    O site para agendamento da biometria de forma alguma funciona… já estou na terceira semana que passo o dia inteiro tentando agendar… seria uma pessoa que deixa tudo pra ultima hora se deixasse para o ultimo dia para agendar!… O secretario de TI quer jogar a culpa de um péssimo atendimento para a população! Como sempre o serviço publico não passa de uma maneira de fazer o cidadão de palhaço!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir