Holofotes

Cachorro Uggie, de ‘O Artista’, morre aos 13 anos em Los Angeles

Vencedor da Pata de Ouro no Festival de Cannes de 2011 por ‘O Artista’, o ator canino Uggie morreu na sexta-feira (7), aos 13 anos, em decorrência de um câncer de próstata.

Uggie, um Jack Russell terrier, tem uma história de superação. Quando filhote, ele foi abandonado por sua família. Seu destino, por pouco, não foi um canil público não fosse pelo treinador Omar Von Muller, que o resgatou.

Sua carreira começou como a de tantos outros colegas caninos: fazendo comerciais. Logo chamou a atenção de diretores e conseguiu uma ponta não creditada em ‘What’s Up, Scarlet?’, de 2005.

Ainda nesse ano, esteve em ‘Os Roqueiros’ e, em 2006, em ‘Mr. Fix It’. Seu primeiro papel de destaque foi no longa ‘Água para Elefantes’, com Reese Witherspoon e Robert Pattinson (2011), em que viveu Queenie.

O estrelato veio com ‘O Artista’, vencedor de cinco prêmios Oscar – incluindo o de melhor filme – em 2012. Na época, fãs promoveram uma campanha para que ele também recebesse uma estatueta, mas foi considerado inelegível pela Academia. Nada que detivesse seu reconhecimento pelo Festival de Cannes, que o honrou com a Pata de Ouro em 2011.

Seu cachê em ‘O Artista’ foi de cerca de US$ 35 mil, segundo o ‘Daily Mail’. O sucesso de Uggie foi tamanho que ele se tornou o primeiro cachorro a marcar suas patas na calçada do teatro Grauman Chinese, em Hollywood.

Omar von Muller anunciou a aposentadoria de Uggie em 2012. Naquele mesmo ano, chegou às livrarias a biografia ‘Uggie, The Artist: My Story’ (‘Uggie, o Artista: Minha História’, em tradução livre), sobre seus encontros com colegas celebridades e sua paixão duradoura por Reese Witherspoon.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir