Esportes

Brasil terá representante nos 100m de atletismo durante Olimpíadas

O Brasil terá um atleta na prova mais nobre do atletismo na Rio-2016, em agosto. Vitor Hugo dos Santos, 20, conseguiu na tarde desta quinta (30) o índice para participar dos 100m nos Jogos Olímpicos. Ele obteve a marca de 10s11 na semifinal do Troféu Brasil, que está sendo disputado em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

O índice exigido para participar da Rio-2016 é 10s16 -há 11 dias, Vitor havia alcançado 10s17 no Grand Prix, também na pista da Arena Caixa, que é o centro de rendimento da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

“Eu tinha combinado com meu técnico que na eliminatória só correria para me classificar, e que já tentaria o índice na semifinal. Estava preparado, acho que é importante o Brasil ter um representante nos 100m. Estou feliz”, disse Vitor Hugo, que nasceu no Rio mas há um ano mudou para São Paulo para intensificar os treinamentos.

O Brasil voltará a ter um representante nos 100m depois de não classificar um atleta para os jogos de Londres, em 2012. Em 2008, em Pequim, José Carlos Moreira e Vicente Lenílson participaram da prova, sem destaque.

“O objetivo agora é melhorar essa marca. Tenho um sonho que é correr abaixo dos 10 segundos, e vou brigar para isso. Acho que temos que representar atletas que já correram essa prova, o Claudinei [Quirino], o Vicente [Lenilson], o Robson [Caetano]. Quem sabe até ser melhor do que eles”, disse Vitor Hugo.

Nunca um brasileiro correu os 100m abaixo dos 10 segundos -o recorde nacional, de Robson Caetano em 1988, é de 10 segundos cravado, obtido em uma competição no México. Atualmente, o jamaicano Usain Bolt detém os recordes mundial, com 9s58, e olímpico, com 9s63.

Antes de Vitor Hugo obter a marca, o Brasil já tinha 49 atletas classificados para a Rio-2016. Ele será, inclusive, um dos atletas que representará o Brasil na prova do revezamento 4X100m, que já estava garantida na competição.
“Eu estava buscando melhorar minha saída na prova. Acho que consegui. Vamos ver se melhor esse tempo até a Olimpíada”, disse Vitor Hugo.

Por FolhaPress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir