País

Brasil ocupa a 80ª colocação em velocidade média de conexões

A capital com melhor velocidade média de internet fixa é São Paulo – foto: divulgação

Um levantamento realizado por uma empresa especializada em internet apontou que a velocidade média das conexões aumentou 8% no Brasil. Mesmo assim, a posição no ranking global de internet fixa ainda ocupa a 80ª posição em relação a outros países.

A pesquisa foi realizada desde 2015 e relata que a capital com melhor velocidade média de internet fixa é São Paulo.

A Speedtest Brasil, empresa responsável pelo teste de velocidade da Ookla, diz que conseguiu mapear 13 cidades, sendo 12 delas capitais. Em São Paulo foi constatado 28,84 Mbps durante o pico. As cidades de Curitiba, Brasília e Campinas abrangem em média 24,22 Mbps, 20,60 Mbps e 19,82 Mbps, respectivamente.

Em referência às conexões móveis, verificou-se uma melhora de 37%, com conexões médias de 11,31Mbps de velocidade. Neste serviço, o resultado apresentado coloca o Brasil em 71ª colocação do ranking global.

Outra pesquisa, desta vez realizada pela empresa de consultoria Teleco, revelou que a classificação cai para 91ª. Eles atribuem o problema devido à carência do serviço. A proibição da concessão em instalar o equipamento de ERB (sigla para Estação Rádio Base) em áreas como cadeias, hospitais, escolas e outros locais, atrapalha a conexão.

Nesta pesquisa a cidade de Belo Horizonte é a pior no ranking. Ela aparece na 98ª posição. A restrição é o que compromete o resultado melhor.

Curitiba apresenta-se em 16º lugar e é apontada como a melhor cidade para a realização de investimentos em tecnologia.

Outras capitais com possibilidades de investimento são Uberlândia (MG), Cascavel (PR), São José dos Pinhais (PR), Várzea Grande (MG) e São Luís (MA), sendo que nesta última, a liberação de uma lei facilitou a implementação de infraestrutura de banda larga na cidade. Isso garantiu o avanço.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Subir