Esportes

Brasil estreia nas paralimpídas com vitória no goalball masculino

O Brasil estreou com vitória nesta quinta-feira (8) nas disputas do goalball nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. A equipe masculina ganhou da Suécia por 9 a 6. Dez seleções masculinas competem no esporte, que entrou para os Jogos em Toronto, em 1976.

Serão quatro jogos classificatórios, a próxima partida do Brasil acontece amanhã (9) contra o Canadá.

O goalball não é uma adaptação de esportes olímpicos, ele foi criado em 1946 para reabilitação de veteranos de guerra. O esporte é disputado por atletas com deficiência visual da classificação B1, a mais severa, à B3, a mais moderada, e para garantir a igualdade de condições todos atuam vendados.

É um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso a torcida só pode fazer barulho durante os intervalos e na hora de comemorar o gol. As duas equipes de três jogadores devem marcar pontos lançando a bola (que tem guizos em seu interior) com as mãos em direção ao gol adversário e defender seu próprio gol. A bola de 76 centímetros de diâmetro pesa 1,25 quilo e alcança até 100 km/h.

O jogo é dividido em dois tempos de 12 minutos. Vence a equipe que tiver mais gols ao final do jogo, entretanto, quando uma equipe abre vantagem de dez gols, o jogo é encerrado imediatamente, não importa o tempo da partida.

Em 2014, a seleção brasileira masculina de goalball ganhou o campeonato mundial e dois jogadores da equipe lideraram a artilharia do torneio: Leomon Silva com 51 gols e Romário Marques com 30 gols.

Por Agência Brasil

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir