Economia

Brasil está preparado para enfrentar crise na China, diz ministro

A recente desaceleração da economia chinesa não deve preocupar os brasileiros, segundo o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa.

Apesar de a Bolsa brasileira abrir em queda superior a 6% nesta segunda-feira (24), o ministro afirmou que o país “está preparado para enfrentar esse tipo de volatilidade”, com ações focadas no controle da inflação e na capacidade de o governo produzir “um resultado primário mais elevado em bases recorrentes”.

“Essas são as âncoras da estabilidade. Nós trabalhamos com câmbio flutuante e isso faz com que a taxa de câmbio flutue às vezes excessivamente diante de notícias novas como as de hoje, com a queda bem forte da bolsa chinesa”, disse o ministro após participar da reunião de coordenação política do governo.

“Nós temos um elevado estoque de reservas internacionais, que dá ao Brasil segurança para enfrentar essa flutuação cambial sem gerar problemas financeiras no país e temos uma agenda fiscal de curto, médio e longo prazo que garante a consistência da nossa política fiscal e a estabilidade da dívida pública a médio prazo”, completou.

 

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir