Economia

Bolsa Pós-Graduação terá mais de 4,5 mil vagas; inscrições abrem nesta terça-feira

 

O número de bolsas este ano é 275% superior ao primeiro edital do PBPG, lançado em agosto de 2015 (1.264 vagas), assim como o número de cursos de especialização, que aumentaram de 50 para 75 - foto: divulgação

O número de bolsas este ano é 275% superior ao primeiro edital do PBPG, lançado em agosto de 2015 (1.264 vagas), assim como o número de cursos de especialização, que aumentaram de 50 para 75 – foto: divulgação

A prefeitura de Manaus abre  nesta terça-feira (24), o período de inscrições para o Programa Bolsa Pós-Graduação (PBPG). Ao todo, serão ofertadas 4.576 vagas de especialização lato sensu na modalidade de ensino presencial em cinco Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade.

O número de bolsas este ano é 275% superior ao primeiro edital do PBPG, lançado em agosto de 2015 (1.264 vagas), assim como o número de cursos de especialização, que aumentaram de 50 para 75. O edital completo do certame será publicado na edição desta segunda-feira, 23, do Diário Oficial do Município.

Os estudantes interessados terão até às 23h59 do dia 5 de junho para acessar o Portal do Candidato, disponível no site da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), e preencher as informações necessárias para a inscrição e assim concorrer às bolsas de até 50%.

Critérios

De acordo com a Espi, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) que gere os programas de inclusão da prefeitura, podem concorrer os estudantes já graduados, residentes em Manaus, e cuja renda familiar per capita não ultrapasse a faixa de dois salários mínimos e meio (R$ 2.200).

Além disso, tal como acontece com os estudantes vinculados ao Programa Bolsa Universidade (PBU), os candidatos precisam estar cientes da política de contrapartida com o Município.

Ao aderirem ao PBPG, os estudantes – em caso de obtenção de bolsa – poderão ser convocados para participar, mediante disponibilidade informada previamente, das atividades do poder público, sempre que possível, dentro de sua área de formação acadêmica. No total, os estudantes terão de cumprir 50 horas de contrapartida por semestre.

Cursos variados

As 4,5 mil bolsas disponíveis no segundo edital do Bolsa Pós-Graduação estão distribuídas em mais de 75 cursos de especialização, que variam nas áreas da saúde, gestão, engenharia e tecnologia.

As Instituições de Ensino Superior (IES) que aderiram ao programa foram Universidade Nilton Lins, Faculdade Salesiana Dom Bosco (unidades Centro e Zona Leste), Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) e Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam).

Os cursos oferecidos possuem cargas horárias e ementas estabelecidas pelas próprias universidades. Confira, abaixo, a lista geral de cursos oferecidos por instituição.

Lista de cursos de especialização por instituição:

Fucapi – MBA em Gestão de Projetos, Cálculo Estrutural, Engenharia de Produção Lean Manufacturing, Engenharia de Qualidade, Engenharia de Software, Gestão de Obras, Planejamento Tributário para a Zona Franca de Manaus, Processo de Automação Industrial.

Faculdade Salesiana Dom Bosco (unidades Centro e zona Leste) – Docência da Leitura, Escrita e Matemática para Os Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Gestão Estratégica de Pessoas; MBA em Gestão Executiva Empresarial com Estratégia de Mercado Industrial; Coordenação Pedagógica; Educação Infantil; Auditoria Ambiental Aplicada ao Desenvolvimento Sustentável; Políticas Públicas no Enfrentamento Da Violência Intrafamiliar; Docência da Filosofia; Políticas Públicas de Atenção à Família; Logística Empresarial; Gestão de Políticas em Saúde; Gestão de Projetos Sociais com Ênfase em Captação de Recursos e Auditoria e Perícia Contábil.

Esbam – Gestão de Pessoas e Liderança; Perícia, Auditoria e Controladoria; Educomunicação; Assessoria, Consultoria e Gestão Social; Gestão de Crises Organizacionais; Gestão de Finanças Empresariais; Docência da Língua Espanhola; Libras e Educação Especial; Educação Matemática; Assistência Social e Práticas de Trabalho com Famílias; Psicopedagogia Institucional; Docência da Língua Inglesa; Aconselhamento e Orientação Familiar; Gestão de Projetos; Direito do Trabalho e Processual do Trabalho e Previdenciário; Direito Civil e Processual Civil; Direito Penal e Processual Penal; Perícia Criminal e Segurança Pública; Gestão Educacional; Psicomotricidade e Ludoterapia; Engenharia da Qualidade e Produtividade; Direitos Sociais e as Práticas Sociojurídicas Multidisciplinares; Supply Chain e Logística Empresarial; Direito Público; Perícia Forense em Computação; Psicologia Clínica; Microbiologia Geral; Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais; Assistência Social Pública com Ênfase em Políticas Sociais para a Família.

Nilton Lins – Administração Hospitalar e de Serviços de Saúde; Direito Civil e Processual Civil; Arquitetura e Ambiente Sustentável; Gestão da Qualidade em Segurança Alimentar e Nutricional; Auditoria e Perícia Contábil; Psicopedagogia; Gestão Ambiental com Ênfase em Auditoria e Perícia; Gestão Estratégica de Negócios e Globalização; Gestão e Controle Social de Políticas Públicas; Gestão Estratégica da Logística; Análises Clínicas; Direito Civil e Processual Civil; Arquitetura e Ambiente Sustentável; Gestão Ambiental com Ênfase em Auditoria e Perícia; Gestão da Qualidade em Segurança Alimentar e Nutricional.

Fametro – Contabilidade, Auditoria e Controladoria; Docência Universitária; Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica; Enfermagem Geriátrica-Gerentológica; Psicopedagogia e Educação Inclusiva; Recursos Humanos – Rotinas e Cálculos; Gestão em Políticas Públicas de Saúde.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir