Mundo

Bélgica acha explosivo com pregos e bandeira do EI em buscas após ataques

Belgica

Promotores federais da Bélgica disseram ter encontrado um “dispositivo explosivo com pregos”, produtos químicos e uma bandeira do Estado Islâmico durante uma busca no bairro de Schaerbeek, em Bruxelas.

A descoberta faz parte de buscas que estão sendo realizadas em todo o país após ataques terem atingido nesta terça-feira (22) a estação de metrô de Maelbeek, perto da sede da União Europeia, e o aeroporto de Zaventem, nos arredores da capital belga.

De acordo com o promotor belga Frederic Van Leeuw, as autoridades procuram um suspeito de envolvimento nas duas explosões no aeroporto. Ele teria fugido após outros dois homens “provavelmente” terem se suicidado na ação.

Imagens de câmeras de segurança mostram o homem vestido com uma jaqueta de cores claras, chapéu preto e óculos de sol.

Os ataques deixaram dezenas de mortos. Segundo Florence Muls, uma porta-voz do aeroporto belga, uma terceira bomba foi neutralizada no local.

O aeroporto continuará fechado até pelo menos quarta-feira (23).

Em um comunicado, os promotores afirmam que o EI reivindicou responsabilidade pelos atentados em Bruxelas, mas que a informação ainda precisa ser verificada.

Segundo eles, ainda não é possível estabelecer vínculos entre os atos terroristas desta terça-feira (22) e os ataques terroristas em Paris, que deixaram 130 mortos em novembro.

O primeiro-ministro belga, Charles Michel, disse que o país reforçará a segurança em suas fronteiras. Michel declarou três dias de luto nacional, descrevendo os ataques como os mais trágicos a atingir o país no período de paz.

A Bélgica elevou seu alerta terrorista para o nível mais alto e recomendou que seus habitantes se protejam.

A segurança dos aeroportos foi reforçada em toda a Europa e em outros países do globo, incluindo nos três principais aeroportos na área da cidade de Nova York -John F. Kennedy, LaGuardia e Newark Liberty.

 

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir