Dia a dia

Batalhão Ambiental apreende mais de 1 mil m³ de madeira ilegal, em Beruri

A operação apreendeu aproximadamente 720 toras de madeira, no Rio Purus - foto: divulgação

A operação apreendeu aproximadamente 790 toras de madeira, no Rio Purus – foto: divulgação

Em ação conjunta, com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) apreenderam na última segunda-feira (6), mais de mil metros cúbicos de madeira em toras no município de Berurí, na região do rio Purus (a 173 quilômetros de Manaus). A apreensão contou ainda com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do grupamento de Polícia Militar de Berurí.

A fiscalização encontrou as toras agrupadas em jangadas depois de denúncia anônima feita ao órgão que relatava que as madeiras estavam sendo conduzidas por embarcações descendo o rio Purus, nas imediações da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus, e também nas proximidades da comunidade Surara em jangadas organizadas à deriva ao longo do rio.

Segundo informações de comunitários as embarcações abandonaram as jangadas ao suspeitarem que a fiscalização do Ipaam e do Batalhão de Policiamento Ambiental estivessem na comunidade. Ao todo foram apreendidas mais de 750 toras de diversas espécies florestais, onde a Secretaria de Ação Social de Berurí ficou como depositária até que seja dado pelo Ipaam um destino final a madeira.

Vale ressaltar que a autoria do ilícito ambiental ainda é desconhecida até o momento, mas está sendo investigada pelo Ipaam e BPAmb para que sejam adotados os procedimentos administrativos cabíveis referente à autuação.

Com informações da assessoria

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir