Esportes

Barcelona só libera Neymar para jogar as Olimpíadas

Barcelona envia carta à CBF deixando claro que irá liberar o atacante para disputar somente os Jogos Olímpicos – foto: divulgação Barcelona envia carta à CBF deixando claro que irá liberar o atacante para disputar somente os Jogos Olímpicos – foto: divulgação

Barcelona envia carta à CBF deixando claro que irá liberar o atacante para disputar somente os Jogos Olímpicos – foto: divulgação

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recebeu na tarde de ontem (8) uma carta do Barcelona afirmando que o clube espanhol só aceita liberar Neymar para uma das duas competições que a seleção brasileira terá em 2016.

Em junho, o time principal jogará a Copa América Centenário, nos Estados Unidos. Em agosto, a seleção sub-23, com o reforço de três jogadores acima dessa idade, participará dos Jogos Olímpicos do Rio, título que o Brasil não possui.

A CBF informou que continuará se esforçando para que o atleta, capitão e principal jogador do time de Dunga, esteja nas duas competições.

“Neymar Jr. já anunciou publicamente que deseja disputar as duas competições pela seleção brasileira e contamos, também, com o seu esforço perante o clube”, diz

a nota da CBF.

A carta enviada pelo Barcelona é assinada pelo presidente do clube, Josep Maria Bartomeu. A preferência do Barça, apesar dessa informação não constar na carta, é de que Neymar dispute a Olimpíada, e tenha férias em junho. A temporada do clube europeu pode acabar em 28 de maio, data da decisão da Liga dos Campeões.

A CBF preparou um projeto que mostra que Neymar pode ter férias após a Copa América, entre o fim de junho e meados de julho, quando teria que se apresentar para a seleção olímpica.

Pela regra da Fifa, o Barcelona é obrigado a ceder o jogador para a Copa América, por fazer parte do calendário oficial da entidade. Mas o clube espanhol pode vetar sua participação na Rio-2016, competição que é prioridade para a CBF por ser um título inédito – por isso o Barcelona negociaria a presença do craque no Rio, mas desde que fique fora da Copa América.

A reportagem da Folha de São Paulo apurou que se a CBF tiver que escolher entre um dos dois torneios, escolherá a Olimpíada.

Chaves definidas

A estreia da seleção brasileira de futebol nos Jogos Olímpicos, em busca da tão desejada medalha de ouro, está cada vez mais perto. Ontem, a Fifa anunciou os potes do sorteio das chaves masculina e feminina.

Entre os homens, o Brasil será o cabeça de chave do grupo A. Segundo a entidade máxima do futebol, na divisão dos potes levou-se em conta a atuação do país na modalidade nos últimos cinco Jogos, além do fato de ter sido campeão continental. Assim, além do anfitrião, Argentina, México e Japão também serão cabeças de chave. No total, serão quatro grupos, com quatro seleções em cada um.

No feminino, o grupo E terá como cabeça de chave o Brasil, e quem também está no pote 1 é a Alemanha e os Estados Unidos. Ao todo, serão três grupos com quatro equipes em cada. Contudo, entre as mulheres, a escolha da Fifa foi diferente, pois levou em consideração o ranking mundial divulgado no último dia 25.

O sorteio oficial que definirá os grupos acontecerá na próxima quinta-feira (17), no Maracanã. Vale ressaltar que países da mesma confederação não ficaram na mesma chave.

Da redação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir