Esportes

Barcelona é goleado pelo Athletic Bilbao

Com direito a um gol sofrido do meio de campo, anotado pelo volante San José ainda no primeiro tempo, o Barcelona foi goleado por 4 a 0 pelo Athletic Bilbao na tarde desta sexta-feira (14), em Bilbao, pelo jogo de ida da final da Supercopa da Espanha.


Com a goleada, o time catalão viu ficar mais difícil o sonho do “sextete” (termo usado no futebol espanhol para a conquista de seis títulos em um ano), feito que conseguiu em 2009, com Pep Guardiola no comando. Em 2015, a equipe da Catalunha já venceu o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei, a Liga dos Campeões e a Supercopa da Europa. Falta a Supercopa da Espanha e o Mundial de Clubes, que será disputado em dezembro.
Isso porque, no jogo de volta, em Camp Nou, na próxima segunda-feira (17), o Barça precisará vencer por cinco gols de diferença para conseguir o título deste duelo que reúne o campeão do último Campeonato Espanhol e o vice da Copa do Rei, já que o título desta competição também ficou com os catalães. Se vencer pelo mesmo placar, o jogo irá para a prorrogação.
O Barcelona sentiu muito as ausências em relação ao time que começou a decisão da Supercopa da Europa, na última terça (11). Sem Piqué, Mathieu, Busquets, Rakitic e Iniesta (estes dois últimos até chegaram a entrar na partida no segundo tempo), além de Neymar, ainda com caxumba, os visitantes foram dominados pela equipe da casa em boa parte do jogo.
Logo aos 12min, o goleiro Ter Stegen saiu da grande área para cortar um lançamento e viu San José, do meio de campo, abrir o placar na partida. Já na etapa final, mesmo com Messi e Suárez em campo, o time de Bilbao selou a goleada com três gols do centroavante Aduriz, sendo o último deles em uma cobrança de pênalti cometido por Daniel Alves.
O JOGO
O Barcelona sentiu muito a ausência de alguns de seus principais jogadores e foi presa fácil da forte marcação imposta pelo time de Bilbao, principalmente, no primeiro tempo.
Rafinha e Sergi Roberto, responsáveis pela troca de passes no meio de campo, não conseguiram fazer a bola rolar com qualidade até o trio de ataque (formado por Messi, Suárez e Pedro) e, assim, a equipe catalã pouco ameaçou a meta dos donos da casa. A exceção foi uma cobrança de falta de Messi, que exigiu bela defesa do goleiro Iraizoz nos acréscimos da etapa inicial.
Já o Athletic Bilbao, com muita intensidade na marcação e velocidade nos contra-ataques, conseguiu inibir o ataque adversário e, de quebra, rondou com muito mais frequência a grande área adversária. Por isso, foi para o intervalo em vantagem no placar com méritos.
Aos 12min, o goleiro Ter Stegen saiu da área do Barcelona para fazer um corte de cabeça, mas a bola sobrou para o volante San José, do meio de campo, chutar por cobertura e abrir o placar para a equipe de Bilbao. Um golaço!
O Barcelona voltou para o segundo tempo com uma postura mais ofensiva e, em dois ataques seguidos, quase empatou o jogo. Porém, Pedro acertou o travessão aos 4min, enquanto Messi parou nas mãos do goleiro Iraizoz.
E, quando o time catalão era melhor em campo, e aumentaria ainda mais a pressão com a entrada de Iniesta, sofreu mais três gols. Aos 7min, Sabin fez bela jogada pelo lado esquerdo e cruzou na cabeça de Aduriz, que subiu mais alto do que Mascherano e ampliou o placar para os donos da casa.
Já aos 16min, após cruzamento da direita, Daniel Alves cortou mal e a bola sobrou para Aduriz, quase na pequena área, chutar cruzado para fazer o seu segundo gol no jogo e aumentar o marcador para 3 a 0.
Minutos mais tarde, após cobrança de escanteio, Daniel Alves, fora do lance, cometeu pênalti, convertido pelo camisa 20 do Athletic Bilbao no canto esquerdo, selando a goleada.

 

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir