Sem categoria

Azul aumenta número de voos a partir de Manaus

Azul aproveita espaço para ampliar sua participação no mercado local - foto: divulgação

Azul aproveita espaço para ampliar sua participação no mercado local – foto: divulgação

A Azul Linhas Aéreas anunciou que ampliará as frequências de voos de Manaus para as cidades de Boa Vista e Porto Velho, além de Fortaleza, após a confirmação da nova rota por parte da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac).

Os voos para as capitais brasileiras tinham sido prejudicados a partir de abril deste ano, quando a antiga TAM reduziu frequências e cortou voos, dado a crise econômica que pesou sobre o setor aéreo e foi ampliada, em maio, quando a Gol Linhas Aéreas cortou voos conforme o seu programa de redução.

Sem muitos detalhes, a Azul informou, por meio da sua assessoria de imprensa, que se trata de duas novas frequências semanais para Porto Velho, capital de Rondônia, e três frequências semanais para Boa Vista, capital de Roraima. De acordo com a assessoria, a empresa divulgará mais informações sobre a ampliação dos voos para essas duas cidades

Para a capital cearense, a Azul afirmou que estão disponíveis as vendas de passagens aéreas dos voos, que serão inaugurados a partir do dia 1º de julho, com frequências de Fortaleza para Manaus às segundas, sextas e domingos e de Manaus para Fortaleza às segundas, terças e sábados.

A companhia será a única a operar a rota para Fortaleza, que será servida com as aeronaves Embraer 195, com capacidade para até 118 assentos e TV ao vivo a bordo.

A rota de Manaus para Fortaleza foi perdida no bolo de cortes de voos regulares das companhias TAM e Gol, neste ano. Após diálogo com governo do Amazonas, as duas empresas retomaram alguns voos, mas deixaram de lado um dos destinos preferidos dos amazonenses, principalmente durante as férias.

A TAM, agora Latam, após negociações com o governo do Amazonas anunciou a retomada de uma frequência semanal para Miami (estava sem nenhuma), 19 frequências semanais para Brasília (estava com 14),  17 frequências semanais para São Paulo (estava com 14), duas frequências semanais para o Rio de Janeiro (estava sem nenhuma), três frequências semanais para Boa Vista (estava sem nenhuma) e sete frequências semanais para Belém (estava com cinco).

Redução

A Gol que anunciou em abril o seu programa de redução a partir do dia 1º de maio, informou que mantém o volume de voos sem nenhuma retomada agendada.

Dentro da anunciada redução de 15% a 18% nas decolagens neste ano, a companhia cortou as frequências Manaus/Boa Vista, Manaus/Fortaleza e Manaus/Porto Velho. A racionalidade de capacidade e otimização da malha, de acordo com a companhia, visavam ajustar a rede à atual demanda.

A Gol, contudo, reiterou que poderá voltar a operar as rotas quando o cenário estiver novamente favorável. Em Manaus, a companhia aérea informou que continua atendendo a cinco destinos com voos diretos para Belém, Santarém, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, os quais possibilitam a conectividade dos clientes da região com os demais destinos nacionais e internacionais operados pela companhia e suas parceiras.

Por Emerson Quaresma

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir