Sem categoria

Azul anuncia voos diretos de Manaus para Fortaleza

azul-linhas-aereas

A companhia será a única aérea a operar a rota, que será servida com as aeronaves Embraer 195, com capacidade para até 118 assentos e TV ao vivo a bordo – foto: reprodução

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras passará a operar, a partir do dia 1º de julho, um novo voo ligando Manaus a Fortaleza. As operações, que ainda estão em aprovação na Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), serão realizadas três vezes por semana, em ligações diretas, conectando clientes de forma ágil e conveniente entre os dois destinos.

A companhia será a única aérea a operar a rota, que será servida com as aeronaves Embraer 195, com capacidade para até 118 assentos e TV ao vivo a bordo. Os voos, que serão noturnos, partirão da capital amazonense todas as segundas, terças e sábados. No sentido inverso, as operações estarão disponíveis com partidas da capital cearense às segundas, sextas e domingos.

A rota de Manaus para Fortaleza foi perdida no bolo de cortes de voos regulares das companhias TAM e Gol, neste ano. Após diálogo com governo do Amazonas, as duas empresas retomaram alguns voos, mas deixaram de lado um dos destinos preferidos dos amazonenses, principalmente durante das férias.

A Gol manteve, a partir do dia 1º de maio, a sua programação de cortes de voos diretos de Manaus para Boa Vista (RR), Porto Velho (RO) e Fortaleza (CE). Mesmo com a proposta do governo do Estado de reduzir de 12% para 7% a cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o serviço aéreo, a empresa não voltou atrás e decidiu apenas manter cinco destinos com voos diretos de Manaus para Belém, Santarém, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.

A companhia informou que a racionalidade de capacidade e otimização da malha visam ajustar a rede à atual demanda no cenário de crise econômica, que afeta o setor aéreo do país, com queda nas vendas de passagens.

Miami

A TAM por sua vez, anunciou a retomada de uma frequência semanal para Miami (estava sem nenhuma); 19 frequências semanais para Brasília (estava apenas com 14); 17 frequências semanais para São Paulo (estava apenas com 14); duas frequências semanais para o Rio de Janeiro (estava sem nenhuma); três frequências semanais para Boa Vista (estava sem nenhuma); e sete frequências semanais para Belém (estava com 05).

O secretário de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI), Thomaz Nogueira, disse há duas semanas que os voos diretos para Fortaleza seriam retomados em breve, fruto do diálogo do governo com as empresas, mas não disse qual seria a companhia retomaria.

Nogueira disse que o número de voos retomados da TAM e da Gol estava bom para o momento de extrema crise. “Julgo mais do que adequado. Continuamos trabalhando para fortalecer a malha interna e regional, bem como outras alternativas internacionais, como Lima, Madrid e Bogotá”, explicou.

Por Emerson Quaresma e assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir