País

Ativistas protestam em São Paulo contra redução da maioridade penal

Manifestantes faziam protesto contra a redução da maioridade penal na tarde desta segunda-feira (13), em frente à Catedral da Sé, no centro de São Paulo. O ato foi iniciado no vale do Anhangabaú, também na região central, por volta das 13h.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), não há bloqueio de vias ou desvios. A Polícia Militar ainda não fez estimativas de quantas pessoas aderiram ao ato.

O protesto é apoiado pela Frente Nacional contra a Redução da Maioridade Penal e também traz como pauta a defesa do Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), que completa 25 anos justamente nesta segunda.

No dia 2 de julho, a Câmara dos Deputados aprovou em 1º turno, por 323 votos a favor e 155 contra, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que reduz a maioridade penal de 16 para 18 anos, nos casos de crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

Para virar lei, a proposta ainda deve ser aprovada novamente pela Câmara, em 2º turno (o que está previsto para agosto), e também pelo Senado.

INTERNAÇÃO

Paralelamente à votação da PEC, o Senado está analisando propostas para alteração no ECA, especialmente no que se refere ao tempo de internação máximo para menores em conflito com a lei.

Atualmente, o tempo limite para internação de jovens que cometem delitos é de 3 anos, contudo, há propostas na Casa para aumentar esse período para até dez anos.

Um grupo de 102 deputados, de 14 partidos, entrou com pedido de liminar para suspender o andamento da votação da PEC.

O pedido foi rejeitado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, na última sexta-feira (10).

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir