Mundo

Atentados frustram planos de jovens turistas do Brasil

Belgica

Depois, soubemos da segunda explosão no metrô – foto – reprodução

O casal de amigos Victória Testa, 18, e Matheus Garabosky, 17, não teve muita sorte na escolha do destino turístico nas folgas de Páscoa de ambos, que desde janeiro estudam em Berlim. Eles chegaram na segunda-feira (21) em Bruxelas e passariam ainda por Bruges e Antuérpia até retornarem à Alemanha nesta quinta-feira (24), mas os atentados da terça-feira (22) os impediram de cumprir a programação.

Victória contou que, no dia do atentado, uma amiga alemã lhe telefonou avisando que havia explodido uma bomba no aeroporto de Zaventem. Ela e Matheus estavam indo para a estação Gare du Midi, onde começariam o passeio do dia por Bruxelas.

“De repente, só via soldados e ouvia barulho de sirene. Depois, soubemos da segunda explosão no metrô. Não tinha como fazer mais nada e voltamos pro hotel”, disse Victória.

Garabosky disse que o plano era ficar em Bruxelas até terça, seguir a Bruges na quarta e conhecer Antuérpia na quinta. “Sem trem, onde a gente mais ficou foi mesmo no quarto do hotel, falando com parentes e vendo séries de TV na internet”, afirmou.

Eles sabiam que Bruxelas poderia ser alvo de algum ataque por causa das operações policiais contra extremistas islâmicos, mas não esperavam que isso fosse justamente ocorrer quando decidiram conhecer a cidade. “Minha mãe até me ligou na sexta-feira (18) quando houve a prisão do terrorista [Salah Abdeslam] e perguntou: ‘Vocês têm certeza de que vão mesmo para lá?'”

Os dois tinham a volta para Berlim marcada para noite desta quinta (24) no aeroporto de Zaventem; como o terminal ficará fechado pelo menos até domingo (27), o voo foi transferido para Charleroi, com o aviso de chegar com quatro horas de antecedência por causa do esquema reforçado de segurança.

Era a primeira viagem dos dois para fora da Alemanha desde que começaram os estudos em Berlim. “Não foi a melhor das experiências”, disse Garabosky.

 

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir