Mundo

Ataque em cidade líbia controlada pela facção EI deixa três mortos

Ao menos três pessoas morreram neste sábado (13) em um ataque com carro-bomba executado por um terrorista islâmico em Derna, no leste da Líbia.

A cidade é considerada o bastião do ramo líbio da milícia Estado Islâmico (EI).

Segundo o relato de testemunhas, outras cinco pessoas ficaram feridas no ataque.

Localizada na costa do Mediterrâneo, a cerca de 250 km da fronteira com o Egito, Derna é palco desde terça-feira (9) de intensos combates entre militantes do EI, que controlam a maior parte da cidade, e do grupo islâmico Al Majlis Shura, considerado leal ao governo rebelde, baseado em Trípoli, no oeste do país.

Na sexta-feira (12), sete pessoas foram mortas e 30 ficaram feridas em Derna em um incidente entre os membros do EI e da Al Majlis Shura, segundo informaram à agência de notícias Efe fontes policiais de Benghazi.

Os combates na região se intensificaram desde que, na terça (9), membros do EI assassinaram um dos líderes da Al Majlis Shura,
Desde 2011, quando Muammar Gaddafi foi derrubado do poder, a Líbia vive um clima de caos e de guerra civil.

Há vários meses, dois governos -um considerado rebelde, baseado em Trípoli, e outro reconhecido pela comunidade internacional, sediado em Tobruk- disputam o poder no país, apoiados por milícias islâmicas adversárias e por militares do antigo regime.

O braço do EI na Líbia se aproveitou dessas divisões para se fortalecer em Derna e avançar sobre Sirte, a cerca de 400 km de Trípoli.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir