Mundo

Ataque contra comboio da Otan no Afeganistão deixa um morto

O Taleban reivindicou um ataque com carro-bomba contra um comboio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) – aliança militar ocidental em Cabul, capital do Afeganistão – o qual deixou ao menos um morto e 19 feridos.

A explosão do veículo ocorreu às 13h20 locais (5h50 em Brasília) desta terça-feira (30), na estrada que leva ao aeroporto, a menos de um quilômetro da embaixada dos Estados Unidos.

No momento do atentado, muitos muçulmanos participavam das tradicionais orações no início da tarde e havia congestionamento devido ao fim do expediente, antecipado durante o mês sagrado do Ramadã.

“Eu vi um [carro do modelo] Toyota Corolla atingir o comboio de tropas estrangeiras. Eu vi de dois a três veículos danificados e vítimas feridas por toda a parte sem ninguém para ajudá-las”, disse à agência Associated Press a testemunha do ataque Ahmad Farhad.

O porta-voz do Ministério do Interior, Seddiq Sediqqi, afirmou que o ataque deixou um civil morto e 19 pessoas feridas. Fontes hospitalares disseram que, entre os feridos, há quatro crianças e três mulheres.

Segundo o porta-voz da missão da Otan no Afeganistão, o coronel americano Brian Tribus, o comboio militar foi atingido mas o ataque “não provocou baixas na coalizão”. Não se sabe a quantidade de soldados feridos nem suas nacionalidades. Pelo menos dois veículos militares ficaram danificados.

O grupo radical islâmico Taleban reivindicou o ataque desta terça. Na semana passada, o grupo atacou o Parlamento afegão, deixando dois mortos e 31 feridos.

A violência tem aumentado no Afeganistão desde a saída de grande parte das forças estrangeiras, no final do ano passado. O Taleban tenta expandir sua influência no país, mais de 13 anos depois de ser derrubado do poder por uma intervenção militar liderada pelos Estados Unidos.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir