Mundo

Assistente do Google chega a mais smartphones, mas não fala português

O anúncio foi no último domingo (26) – Divulgação

O Google anunciou que smartphones com sistema operacional Android 6 e 7 receberão o Google Assistant nas suas novas atualizações, assumindo as funções do Now. Inicialmente previsto para figurar apenas no Pixel, smartphone próprio da marca, e no Google Home -ambos sem previsão de chegada ao Brasil-, a empresa resolveu ampliar a distribuição. O anúncio foi no último domingo (26).

Segundo o gerente de produto para o Assistant, Gummi Hafsteinsson, a estratégia coloca o assistente como um dos produtos fortes da marca para o mundo. “Temos cada vez mais dispositivos conectados e queremos oferecer uma boa interface para controlá-los”, contou em entrevista à reportagem, nesta terça (28).

O Google Home compete no mercado estrangeiro com assistentes pessoais como a Alexa, da Amazon, e é capaz de realizar tarefas como ligar a TV, tocar música e acender as luzes da casa. Nos smartphones, o Assistant tem controle por voz, e é capaz de localizar restaurantes, realizar ligações e acessar fotos na nuvem, assim como já fazem Siri (Apple) e Cortana (Microsoft).

Por ora, o software só oferece suporte para o inglês e o alemão. Hafsteinsson comenta que é prevista a chegada a outros mercados globais, mas não existe um cronograma. “Regionalizar o produto é um desafio muito grande que envolve não só o reconhecimento do idioma, mas as singularidades da língua”.
Ele diz contar com pessoas do mundo todo trabalhando no desenvolvimento e teste das traduções. O alemão foi escolhido por já ter passado pela rotina, mas evita citar qual o próximo lançamento.

O mercado brasileiro deve se contentar por ora com o Allo, aplicativo de mensagens do Google que também usa o Assistant como plataforma e é capaz de responder a perguntas em português.

Desenvolvido para interagir com o usuário através da conversação e “resolver as coisas”, buscando soluções rápidas, o Assistant impressiona, mas tropeça nas barreiras da língua.

Em uma demonstração em um smartphone Pixel, no estande da empresa na MWC, ele reagiu rápido à ordem “mostre minhas fotos tiradas na praia no verão passado”, puxando da nuvem as fotos das férias do porta-voz.

A reportagem testou “Lugares legais para conhecer em São Paulo” e obteve ótimas dicas de San Pablo, nas Filipinas. Se passar por lá, aliás, não deixe de conhecer os Sete Lagos, as fotos são lindas.
Ricardo Ampudia
FolhaPress

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top