Sem categoria

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe o Câmara Itinerante nesta segunda

Reforma política, pacto federativo, maioridade penal e Zona Franca de Manaus são os temas a serem debatidos pelos participantes do programa, que aproxima a Câmara dos Deputados da população de estados e municípios.

Nesta segunda-feira (29), o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, acompanhado de outros deputados federais, estará na Assembleia Legislativa do Amazonas, em Manaus, para mais uma edição do Câmara Itinerante.

O programa tem o objetivo de levar a Câmara dos Deputados até os cidadãos das diferentes regiões do País, para que os parlamentares ouçam as necessidades locais, acolham sugestões e ampliem a agenda legislativa nacional. Na capital amazonense, serão realizados debates sobre reforma política, pacto federativo, maioridade penal e Zona Franca de Manaus.

O Câmara Itinerante reforça o papel da Câmara no fortalecimento do pacto federativo, por meio da aproximação entre o Parlamento brasileiro e a população dos estados e municípios, colaborando para o pleno exercício da representação nas esferas federal, estadual e municipal. Um dos objetivos do programa é ouvir a população local e levar para o Congresso Nacional sugestões que possam ser amplamente discutidas pelos parlamentares e convertidas em leis que beneficiem o maior número de pessoas possível.

Para participar dos debates, a população pode enviar perguntas e sugestões, em tempo real, por meio do portal e-Democracia (http://edemocracia.camara.gov.br/).

Solidariedade

As atividades do programa incluem visitas a instituições que promovem ações bem sucedidas relacionadas a temas sociais em discussão na Câmara. Em Manaus, os deputados vão visitar o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), onde é desenvolvido o projeto “Pequenos Guias do Bosque da Ciência”, iniciativa voltada para a educação ambiental que envolve crianças e adolescentes a partir de 10 anos de idade. No local, será lançada a cartilha “Trabalho Voluntário – A Solidariedade Colocada em Prática”, da Edições Câmara.

Edições anteriores

A primeira edição do Câmara Itinerante foi realizada na Assembleia Legislativa do Paraná, no dia 20 de março, com debates sobre reforma política e pacto federativo. Desde então, os dois temas foram discutidos em São Paulo (SP), João Pessoa (PB), Natal (RN), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Belém (PA) e Macapá (AP), capitais que já receberam o programa. Em São Paulo, discutiu-se ainda a crise hídrica que atinge o País. Em João Pessoa e Natal, os deputados debateram também orçamento impositivo.

 

Por Agência Câmara

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir