Dia a dia

Arquidiocese de Manaus espera mais de 100 mil fiéis para a festa de Pentecostes

A festa será realizada no próximo domingo (24), a partir das 14h no Centro de Convenções, Sambódromo, localizado na avenida Pedro Teixeira, Zona Oeste da capital - foto: Mairkon Castro

A festa será realizada no próximo domingo (24), a partir das 14h no Centro de Convenções, Sambódromo, localizado na avenida Pedro Teixeira, Zona Oeste da capital – foto: Mairkon Castro

A arquidiocese de Manaus espera que mais de 100 mil fiéis participem da festa do Pentecostes 2015, que será realizada no próximo domingo (24), a partir das 14h no Centro de Convenções, Sambódromo, localizado na avenida Pedro Teixeira, Zona Oeste da capital.

De acordo com o coordenador da pastoral, padre Geraldo Bendaham, o evento vão contar com o apoio de órgãos como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM) , Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) e Superintendência Municipal de Transportes Urbano (SMTU).

Bendaham ressaltou ainda que a entrada principal ao evento será pela avenida Loris Cordovil, para evitar o grande fluxo de veículos pela avenida Pedro Teixeira.

“O importante ressaltar quem paga os custos do evento são os fiéis, não temos convênios com o governo, porém o Estado nos cede o espaço. Antigamente, havia esse convênio hoje não há mais”, pontuou o coordenador do evento.

A entrada será um quilo de alimento não perecível que será destinada a Organização Religiosa Beneficente Karitas, onde será destinada às famílias que necessitam das comunidades e os desabrigados da cheia.

Com o tema ‘O espírito nos foi dado para servir’ a igreja faz alusão à campanha da fraternidade deste ano ‘Fraternidade: Igreja e Sociedade’ e lema ‘Eu vim para servir’ (cf. Mc 10, 45), que quer recordar a vocação e missão de todos os cristãos e comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre igreja e sociedade.

Baseando-se no tema o arcebispo de Manaus Dom Sérgio Castriani, explicou o que é a festa do espírito santo para a igreja católica. “Há mais de 20 anos a festa de Pentecostes, ilumina a fé da comunidade católica. É uma das principais festas do povo de Deus e das comunidades que festejam o Espírito Santo com muito amor e fé, afirmou o arcebispo.

Ainda com informações do coordenador, o evento vai contar com a participação aproximadamente 120 padres e bispos da capital e do interior, além de 12 comunidades da periferia.

A programação vai contar com animação do grupo de canto Despertai Amazônico que vai iniciar a animação a partir das 15h, e também com a participação especial do cantores Zezinho Correa. O inicio da celebração está marcada para as 17h.

A festa da igreja católica é realizada anualmente pela arquidiocese de todas as capitais, após 50 dias da Páscoa. A celebração é um acontecimento que marca o nascimento da igreja e seu caráter de sair e ir ao encontro das comunidades em sintonia com a vontade do espírito santo, recebido no batismo.

Por Mairkon Castro (especial EM TEMPO Online)

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir