Esportes

Arena da Amazônia entre os estádios ‘5 estrelas’ do Brasil

 Estádio amazonense foi palco de quatro jogos da Copa do Mundo de 2014 e sediará partidas das Olimpíadas- foto: divulgação


Estádio amazonense foi palco de quatro jogos da Copa do Mundo de 2014 e sediará partidas das Olimpíadas- foto: divulgação

A Arena da Amazônia foi escolhida entre os estádios ‘5 estrelas’ do Brasil. Em uma solenidade realizada nessa quinta-feira (28), o ministro do Esporte, Geroge Hilton, entregou a placa de classificação com ‘5 bolas’, que significa nível máximo de excelência, para o estádio amazonense. A avaliação foi feita por meio do Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace), que analisa excelência em conforto, segurança, acessibilidade, condições sanitárias e higiene nos estádios.

A avaliação contemplou 155 estádios do país. Do total, 13 ganharam o selo 5 bolas, três o selo 4 bolas, 51 a classificação de 3 bolas, 59 com apenas duas bolas e os 29 restantes com uma bola. Por ser voltado ao futebol, o Ministério do Esporte resolveu classificar as arenas e estádios em números de bolas, que na avaliação da pasta tem o mesmo peso de uma estrela nas classificações de hotelaria. Cinco é a classificação máxima dada pelo sistema.

A metodologia de classificação tem fundamento no Estatuto de Defesa do Torcedor e na regulamentação do seu art. 23, pelo decreto 6.795 de 13 de março de 2009, que dispõe sobre o controle das condições de segurança dos estádios desportivos.

Além da Arena mantida pelo governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), outros estádios utilizados na Copa do Mundo de 2014, como o Maracanã, a Arena Corinthians, o Mineirão, o Mané Garrincha, a Arena Fonte Nova, o Castelão, o Beira Rio, a Arena Pernambuco a Arena da Baixada e a Arena das Dunas, receberam 5 bolas. A Arena Pantanal, utilizada no mundial, foi a única a receber 4 estrelas.

Sisbrace

O Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios tem o objetivo de se tornar um instrumento reconhecido oficialmente que sirva para divulgar informações sobre as condições de atendimento ao público que os estádios oferecem.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir