Esportes

Arena da Amazônia confirma Eliminatórias, Brasileirão e Torneio Internacional de Futebol Feminino

 

 - foto: divulgação

O estádio de Manaus desponta como forte alternativa para a realização de jogos dos campeonatos nacionais – foto: divulgação

Com o fim da participação da Arena da Amazônia no Torneio Olímpico de Futebol, encerrado com recorde de público, o Amazonas volta o trabalho para os próximos eventos esportivos e artísticos confirmados no estádio até o final do ano. Na agenda, o confronto entre Brasil e Colômbia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, o clássico Flamengo e Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro, e um Torneio Internacional de Futebol Feminino, com a participação da Seleção Brasileira.

Elogiado por atletas e dirigentes, o estádio de Manaus desponta como forte alternativa para a realização de jogos dos campeonatos nacionais devido à qualidade da estrutura e a grande presença de público. Foi em jogos na Arena da Amazônia que o futebol brasileiro alcançou algumas das lotações recordes na temporada de 2016. A partida entre Vasco X Flamengo teve mais de 44 mil torcedores. “O recorde do Campeonato Carioca é nosso e o recorde de público do futebol feminino também. Estamos gabaritados para receber qualquer tipo de evento”, afirma o secretário estadual de Juventude, Esporte e Lazer, Fabrício Lima.

A forte presença dos amazonenses para prestigiar os jogos é um trunfo importante na hora de dialogar com dirigentes esportivos, mas não torna o trabalho de captação de jogos menos árduo. Segundo Lima, as principais negociações estão acontecendo para receber jogos do Brasileirão 2016. Flamengo e Fluminense estão confirmados e entram em campo na Arena da Amazônia no dia 12 de outubro. Antes disso, outra partida está sendo fechada, entre Palmeiras e Fluminense, prevista para setembro.

Multifuncional

O crescimento no fluxo de eventos garante a sustentabilidade financeira da Arena da Amazônia, afirma o titular da Sejel. Com o calendário de eventos confirmados até dezembro, a expectativa é que o governo estadual arrecade R$ 2,5 milhões. A determinação do governador José Melo é que o estádio seja multifuncional. Por isso, além de futebol, shows e outros eventos também estão no radar de captação da Sejel.

“Estou fazendo contato com empresas que trabalham com turnês internacionais e verificando a possibilidade de incluir a Arena da Amazônia nessa rota de shows. Outra novidade, que anuncio em primeira mão, é que recebi contato do Edmilson, responsável pelo camping do Barcelona, e eles querem descobrir talentos aqui em Manaus”, frisou Lima.

Após o jogo entre a Seleção Brasileira Feminina, nesta terça-feira, 9 de agosto, pelas Olimpíadas, o governo amazonense adiantou negociações para receber um torneio internacional de futebol com a equipe, em dezembro. Técnico da seleção, Vadão, elogiou a Arena da Amazônia, a estrutura de Manaus e demonstrou a satisfação da equipe em jogar na cidade durante entrevista coletiva à imprensa, assim que desembarcou em Manaus.

“Quando saiu a tabela dos jogos e caiu Manaus no terceiro jogo, achei importantíssimo para o futebol feminino vir jogar aqui porque a resposta do Campeonato Brasileiro foi o melhor público”, disse Vadão, citando o recorde de público alcançado durante a Liga Nacional Sub 20, quando 17,3 mil pessoas assistiram a partida entre Iranduba e Adeco-SP.

“Quebramos um paradigma, fomos a primeira arena no Brasil a abrir portas para o futebol feminino. A primeira vez que um time jogou em uma arena da Copa do Mundo. Isso está nos capacitando e mostrando para as pessoas o quanto o povo do Amazonas valoriza o futebol feminino, local e nacional. Os números falam por si”, destacou Fabrício Lima.

Datas dos próximos jogos – O próximo jogo marcado para a Arena da Amazônia será entre Rio Negro e Nacional, pelo Campeonato Amazonense, no próximo dia 24 de agosto. No dia 6 de setembro, Brasil e Colômbia se enfrentam pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Na sequência, no dia 12 de outubro, será a vez de Flamengo e Fluminense.

Em dezembro, quatro seleções jogam um Torneio Internacional de Futebol Feminino. Em outras áreas, a Sejel tem confirmada para o estádio um Festival de Música Eletrônica, no dia 11 de setembro, e um evento gastronômico, nos dias 17 e 18.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir