Dia a dia

Área do novo Horto de Manaus começa a ser preparada

A prefeitura começou nesta quinta-feira (2), a preparação do terreno para a construção do novo Horto de Manaus.  Ele fica dentro do Parque Lagoa do Japiim, na avenida Rodrigo Otávio, Zona Sul, e mede 10 mil m2.

O primeiro passo é a limpeza da área para a retirada de gramínea, capim e pequenos arbustos, que vem sendo feita pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). Neste primeiro dia de ação, o serviço foi executado com o uso de um trator da Limpeza Urbana e nos dias seguintes haverá a retirada do mato pelos garis.

A diretora de Arborização e Paisagismo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Rosemary Bianco, explicou sobre a retirada da vegetação rasteira. “Será para avaliar os pontos de vazão de esgotos vindos da comunidade vizinha e assim poder dimensionar a Estação de Tratamento de Efluentes que faz parte das instalações do projeto do novo Horto”

A subsecretária da Semmas, Aldenira Queiroz, lembrou que a Estação de Tratamento de Efluentes será objeto de compensação ambiental pela empresa Manaus Ambiental. Atualmente, o Horto Municipal funciona no Colégio Agrícola, na zona Leste, e já produziu este ano 110.949 mudas entre arbóreas, frutíferas e ornamentais, mantendo um estoque das mesmas espécies de 182.200 mudas.

As plantas produzidas no horto atendem uma das ações do Plano Plurianual do Município que é o Programa Manaus Verde e Vida, que visa qualificar os espaços da cidade com a arborização dos corredores viários e espaços públicos, como também pela doação de mudas à população.

Outro importante objetivo com a intensificação da arborização de Manaus é amenizar o impacto dos gases do efeito estufa, já que  plantar árvores é a estratégia mais eficiente e de menor custo para mitigar os impactos das mudanças climáticas.

A criação do novo Horto Municipal, com estrutura moderna e integrada com as ações da comunidade, será decisiva para que a Prefeitura de Manaus dê um salto no projeto de tornar a cidade mais verde e mais sustentável.

Com informações da assessoria de comunicação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir