Cultura

‘Aquarius’, de Kleber Mendonça, leva principal prêmio do Festival de Sydney

No longa, Sonia Braga vive Clara, uma crítica de música aposentada e viúva às turras com uma construtora com planos de demolir o prédio em que ela vive – foto: divulgação

No longa, Sonia Braga vive Clara, uma crítica de música aposentada e viúva às turras com uma construtora com planos de demolir o prédio em que ela vive – foto: divulgação

Em sua jornada por festivais pelo mundo, “Aquarius”, novo filme do pernambucano Kleber Mendonça Filho, levou no último domingo (19) o principal prêmio do Festival de Cinema de Sydney, na Austrália.

A mostra premia anualmente longas por sua “coragem e audácia”, segundo a organização. Também há competições de documentários, curtas-metragens e animações.

Um júri de cinco profissionais da indústria cinematográfica australiana e internacional selecionou “Aquarius” entre 12 concorrentes. A decisão foi unânime, disse o presidente da comissão, o produtor britânico Simon Field ao jornal “The Sydney Morning Herald”.

“‘Aquarius'” é uma declaração convincente e relevante sobre o Brasil contemporâneo e o poder de um indivíduo que defende o que acredita”, afirmou.

No longa, Sonia Braga vive Clara, uma crítica de música aposentada e viúva às turras com uma construtora com planos de demolir o prédio em que ela vive.

Entre outras produções que ganharam o prêmio de melhor filme em Sydney, estão o canadense “Amores Imaginários” (2010), de Xavier Dolan, o belga “Dois Dias, Uma Noite” (2014), dos irmãos Dardenne, e o português “As Mil e Uma Noites” (2015), de Miguel Gomes.

“Uma honra e tanto para mim e toda a equipe”, escreveu o diretor brasileiro em seu perfil no Facebook.

Em maio, “Aquarius” disputou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, mas perdeu o prêmio para “I, Daniel lake”, de Ken Loach. Ganhou, no entanto, a simpatia da crítica internacional durante a mostra.

O longa tem estreia prevista para 1º de setembro no Brasil.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir