Sem categoria

Após quatro dias em UTI de hospital do Ceará, Praciano melhora e deve sair de coma induzido

 Praciano  foi internado com dores fortes no pulmão, dificuldades para respirar e febre alta – foto: Alberto César Araújo

Praciano foi internado com dores fortes no pulmão, dificuldades para respirar e febre alta – foto: Alberto César Araújo

O ex-deputado federal Francisco Praciano (PT) apresentou melhora no seu quadro clínico e teve o aparelho que o mantinha em coma induzido desligado  nesta sexta-feira (11). Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Carlos, em Fortaleza (CE), desde a última terça-feira,  com dores fortes no pulmão, dificuldades para respirar e febre alta.

Segundo o assessor Herivelto Simões, que estava no hospital, exames parciais, cujos resultados foram divulgados na noite de hoje, os  sintomas foram causados pelo rompimento de uma das artérias do pulmão, por conta da profunda pneumonia que teve há seis meses. Apesar da melhora, o rim de Praciano ainda não está 100 %.

“As últimas informações que recebemos é de que ele teve uma evolução no quadro de saúde para melhor. Não teve mais febre desde quinta-feira à noite, a pressão dele está normalizada e os aparelhos que o deixavam em coma induzido já foram desligados. Mas ele só vai acordar com mais de um dia, até passar o efeito dos medicamentos”, detalhou Herivelton.

Logo após  a entrada no hospital, às 6h da terça-feira, exames preliminares identificaram uma mancha no pulmão do político. Já na quarta-feira, por volta das 15h, foi internado na UTI. A endoscopia que identificou o rompimento da artéria foi realizada na quinta-feira (10). O resultado final deste exame só irá sair amanhã (12) e, assim que o quadro apresentar melhora, será feita uma tomografia e outros exames mais profundos para identificar indícios de câncer.

Ainda na quinta-feira, Praciano teve uma leve parada cardíaca. Um exame chamado cateterismo será feito ainda hoje.

Segundo Herivelto, os médicos informaram que a razão de todas as complicações na saúde é a pneumonia. “Apenas uma biópsia irá dizer se Praciano está ou não com câncer. Agora que ele está melhorando. Esses exames mais profundos poderão ser feitos”, concluiu.

Praciano atualmente reside o município de Itapipoca, no Ceará, e tinha ido visitar uma irmã  em Fortaleza, quando teve as complicações e acabou precisando ser internado.  Após as últimas eleições de 2014, Praciano se mudou para o Ceará, onde está até o momento.

Herivelto disse ainda que há conversas entre aliados do partido sobre uma possível candidatura para disputar a prefeitura de Manaus, mas ainda é apenas uma cogitação e não deu mais detalhes.

Por Joandres Xavier

 

 

 

 

 

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir