Cultura

Após dois anos, Mostra de Teatro do Amazonas está de volta

O presidente da Fetam comenta que a mostra teatral não foi realizada em 2013 e 2014 por questões como a gestão provisória que administrou a entidade nessa época.  - foto: Alberto César Araújo

O presidente da Fetam comenta que a mostra teatral não foi realizada em 2013 e 2014 por questões como a gestão provisória que administrou a entidade nessa época. – foto: Alberto César Araújo

Mostra de Teatro do Amazonas, atividade promovida pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), que há dois anos não é realizada, está de volta ao calendário da entidade. Em sua 9ª edição, a mostra acontecerá de 30 de maio a 12 de junho, em quatro espaços culturais, e as inscrições para os debates e encenações estão abertas desde ontem. O regulamento está disponível no site da federação, http://fetamteatro.wix.com/federa. O evento tem patrocínio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult) e do Serviço Social do Comércio (Sesc).

O objetivo da Mostra de Teatro do Amazonas é abrir um espaço para discussão e reflexão sobre o teatro entre artistas da capital e do interior do Estado. O evento inclui a mostra oficial, que será formada por 20 montagens selecionadas por uma curadoria escolhida pela Fetam, e atividades paralelas de debates sobre as peças encenadas e um encontro para discutir a produção teatral no Estado.

As palcos escolhidos para as apresentações são os do Les Artistes Café-Teatro, Teatro José Lindoso, Anfiteatro do Balneário do Sesc e Teatrinho do Sesc. Em anos anteriores, o evento contou com a presença de um convidado nacional para realizar a mediação dos debates. Michel Guerrero, presidente da Fetam, diz que o nome do convidado para este ano ainda está sendo definido, assim como o formato desses encontros.

A inscrição é aberta a grupos de teatro ou artistas que atuem no Amazonas, desde que estejam filiados a Fetam e com as anuidades em dia. No caso dos espetáculos para a mostra, só poderão ser inscritas montagens não encenadas em edições anteriores.
Os interessados em participar do evento têm até a próxima sexta-feira (15) para encaminhar o formulário disponível no site preenchido até a sede da Fetam (Edifício Rio Mar, rua José Clemente, 500, 3º andar, sala 309, Centro), no horário de 14h às 18h.

Retomada

O presidente da Fetam comenta que a mostra teatral não foi realizada em 2013 e 2014 por questões como a gestão provisória que administrou a entidade nessa época. Ele revela ainda que entre os planos da atual gestão está a retomada do calendário de eventos da federação, que já inclui o Festival de Teatro da Amazônia (FTA), realizado anualmente, em outubro. “Queremos promover ciclos de debates, realizar saraus cênicos mensalmente em espaços alternativos, por em prática um programa de intercâmbio em nível nacional, com uma vivência profissional envolvendo questões técnicas, entre outras ações”, diz Michel Guerrero.

E a partir do ano que vem está prevista, a cada edição da mostra, a integração dos 61 municípios amazonenses. “Nós temos consciência da dificuldade de acesso ao interior com um evento como esse, mas vamos buscar parcerias para realizar um deslocamento esporádico”, observa.

Entre os nomes que já marcaram presença em edições anteriores da Mostra de Teatro do Amazonas estão o do crítico teatral Kil Abreu (PA), o diretor da Companhia do Latão, Márcio Marciano (SP), o ator Júlio Adrião (RJ) e o diretor Marcus Alvisi (RJ).

Por Luís Otávio Martins (jornal EM TEMPO)

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir