País

Após atrasos, inscrições no Sisutec começarão na próxima segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (29), estudantes poderão se inscrever em cursos técnicos do Pronatec, em sistema unificado de vagas, o chamado Sisutec.

O cronograma de inscrições e início das aulas foi adiado sucessivamente pelo Ministério da Educação e neste ano, o processo será concluído apenas em julho ­no passado, o Sisutec era realizado em duas edições anuais. As regras foram publicadas nesta sexta-feira (26) no ‘Diário Oficial da União’.

Podem se inscrever candidatos que já concluíram o ensino médio e receberam nota acima de zero no Enem 2014. A prioridade é concedida a alunos da rede pública ou bolsistas integrais de escolas particulares: 85% das vagas são destinadas a esse público. O MEC ainda não divulgou o número total de vagas disponíveis nesta edição.

As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira, e o candidato pode indicar até duas opções de sua preferência, em cursos ofertados por instituições públicas e privadas, além de vagas no Sistema S. O resultado está previsto para 7 de julho e as aulas devem começar entre os dias 3 e 31 de agosto.

O processo ocorrerá pela internet, no endereço: http://sisutec.mec.gov.br. Não há cobrança de taxas.

As vagas ofertadas no sistema fazem parte do Pronatec, um dos programas afetados pelo corte de R$ 9,4 bilhões no orçamento do Ministério da Educação. Segundo o ministro Renato Janine (Educação), estarão disponíveis em 2015 cerca de 1 milhão de vagas do Pronatec.
O número corresponde a uma queda de 66,6% em comparação ao montante ofertado em 2014 (3 milhões).

Por Agência Brasil

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir