Dia a dia

Anestesistas comemoram data festiva com ação preventiva na Ponta Negra

anestesistas-diego-janata

A categoria recebeu as pessoas em um stand montado na Ponta Negra para falar da importância do profissional na saúde do paciente – foto: Diego Janatã

Em comemoração ao dia do anestesista e como parte da programação do ‘Movimento Mundial Outubro Rosa’, a Associação dos Anestesiologistas do Estado do Amazonas (Assaeam), realizou, neste domingo (16), uma ação informativa no Complexo Turístico Praia da Ponta Negra. Pelo menos 40 médicos especialistas estiveram à disposição da população, de forma gratuita, tirando dúvidas sobre anestesia e distribuindo uma cartilha com diversas informações sobre o tema.

A diretora-científica da entidade, anestesiologista e médica da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Mirlane Cardoso, explicou que o objetivo da ação é levar à população informações sobre a anestesia segura. Além de tirar dúvidas que a população possa ter sobre os tipos de anestesia, tempo de duração, quando é preciso utilizar, entre outras curiosidades.

“Montamos um stand nesse ponto estratégico da praia para chamar a atenção de quem passa e tirar suas dúvidas. Além das pessoas poderem conversar diretamente com o especialista no assunto, elas podem levar para casa uma cartilha contendo explicações sobre anestesia”, explicou.

Além de falar sobre anestesia, Mirlane destacou que o outro objetivo da ação é sensibilizar a população feminina acerca dos fatores de risco do câncer, em geral. Por isso, foi feito uma parceria com ONGs e órgãos governamentais que estiveram presentes, explicando como fazer o autoexame. “Como a data comemorativa cai no mês de outubro decidimos fazer a ação voltada para o câncer também. Dessa forma estamos mostrando nossa responsabilidade social já que o câncer, hoje, é um problema de saúde pública, que pode ser minimizado com o acesso à informação”, disse.

Dúvidas

A comerciante Janaina Rocha, 30, estava se exercitando na Ponta Negra e decidiu parar no stand para tirar algumas dúvidas. Ela comentou que ficou surpresa com a importância da anestesia para vários segmentos da saúde. “O que me falaram aqui é que o médico anestesista é muito importante não só para aplicar medicamentos anestésicos, mas para monitorar os parâmetros fisiológicos do paciente quando o mesmo está sendo operado ou até mesmo antes de uma cirurgia. Muitas vezes esse profissional acaba sendo invisível e ninguém vê muita importância nele, por isso achei bacana essa ação”, disse.

O bancário Raimundo Oliveira, 33, também prestigiou a ação dos anestesistas. Ele adquiriu uma cartilha e comentou que achou interessante o conteúdo da mesma. “Eu acho importante esse tipo de ação porque deixa a população mais informada a respeito de um assunto tão importante. Aqui, eles me explicaram que aplicar uma anestesia corretamente é fundamental para o sucesso da cirurgia. Caso seja aplicada por uma pessoa que não está capacitada para isso, traz consequências até irreparáveis ao paciente”, comentou.

Michelle Freitas
Jornal EM TEMPO

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir