Dia a dia

Ampliar a evangelização é desafio, diz novo bispo auxiliar de Manaus

Arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani, destacou o comprometimento de padre Zezinho, nas atividades da igreja local - Foto: Márcio Melo

Arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani, destacou o comprometimento de padre Zezinho, nas atividades da igreja local – Foto: Márcio Melo

A nomeação para o cargo de bispo auxiliar de Manaus não irá alterar o trabalho de evangelização, disse o padre José Albuquerque Araújo, 48, conhecido na comunidade católica como padre ‘Zezinho’ nomeado na última quarta-feira, pelo papa Francisco. O padre diocesano afirmou que, a partir de agora, se dedicará com mais ênfase à divulgação do Evangelho. A ordenação episcopal está prevista para o dia 19 de junho, na Catedral Metropolitana de Manaus Nossa Senhora da Conceição, no Centro.

“Essa talvez seja a minha missão mais desafiadora, mas tenho certeza que Deus estará conduzido o meu caminho. Sempre priorizei as minhas ações pastorais com jovens, com a comunidade, ajudando a igreja a cumprir seu papel. As responsabilidades aumentaram, existe um certo temor da minha parte, pois conheço meus limites, mas aceitei o chamado de Deus e vou cumpri-lo. Serei um colaborador direto do arcebispo e quero caminhar com o povo de Deus”, declarou o novo bispo, que afirmou ter recebido a promoção com humildade e temor, em virtude das responsabilidades do cargo.

O clérigo explicou que o papel de bispo antes de tudo é ajudar na evangelização. As funções burocráticas são compartilhadas com as equipes pastorais, sempre em comunhão com os colaboradores. “O nosso papel é ser uma presença, ser uma orientação espiritual para que todo mundo possa servir a Cristo e seguir seus mandamentos, com o objetivo de que, todos se tornem um só corpo e um só coração, respeitando as diferenças, as manifestações religiosas e os valores evangélicos”, frisou.

Ele também salientou não encarar a indicação como um novo cargo, mas sim como uma vocação. “Na instituição temos um papel de liderança, mas não quero encarar isso como uma profissão, como um cargo, como uma honraria. Pelo contrário, quero e vou me dedicar mais ao povo de Deus”.

O arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani recebeu a convocação com entusiasmo e salientou que a igreja católica de Manaus recebeu um reforço na tarefa de evangelização, de um filho da terra. “Estamos muito satisfeitos com a escolha, primeiro que ele é de Manaus, do ministério da cidade, participando ativamente da igreja local, já estando comprometido com as nossas ações. Agora ele ajudará os irmãos na confirmação da fé, visitando, conduzindo e orientando no caminho da luz”, destacou.

Padre Zezinho recebeu a ordenação diaconal em 1995 e presbiteral em 1996, por dom Luís Soares. É formado em Filosofia e Teologia. Mestre em Teologia Dogmática com especialização em Liturgia. Atuou como coordenador pastoral na paróquia de Santo Antônio. Foi diretor do Centro Vocacional Divino Mestre. Exerceu a função de pároco da Catedral Nossa Senhora da Conceição, além de atuar também como vice-reitor do seminário São José.

Arquidiocese divulga programação da Semana Santa

A programação da Semana Santa 2016, foi divulgada ontem, pela Arquidiocese de Manaus, referente as celebrações que serão feitas na catedral Nossa Senhora da Conceição, no Centro. As atividades terão início no próximo domingo (20), em todas as paróquias da capital, ocasião em que será celebrado o “Domingo de Ramos” – uma alusão à entrada de Jesus em Jerusalém, antes de sua crucificação. Na catedral, as missas serão celebradas às 7h30, 10h e 18h.

Na quarta-feira (23), será o dia destinado às confissões que acontecem das 9h às 12h e das 15h às 18h. Já na quinta-feira (24), será celebrada às 9h30 a missa dos Santos Óleos. Às 18h haverá a missa da Ceia do Senhor, e no horário das 19h às 21h será realizada a Adoração ao Santíssimo.

Na Sexta-feira da Paixão (25), a partir das 9h será realizada a oração da manhã e a encenação da via-sacra, que sairá da catedral Nossa Senhora da Conceição até o santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul. Já no Sábado de Aleluia (26), acontece a meditação das Setes Dores de Nossa Senhora às 7h, e a partir das 20h, a Vigília Pascal.

Finalizando a programação, no Domingo de Páscoa (27), as celebrações eucarísticas serão realizadas às 7h30, 10h e 18h.

Por Gerson Freitas

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir