Mundo

Americanos mandam armamento pesado para a Europa

Os Estados Unidos enviarão, pela primeira vez, armamentos pesados para os países da Europa Central e do Leste para reforçar essa área da Organização do Tratado do Atlântico do Norte (Otan), anunciou hoje (23) o secretário da Defesa americano, Ashton Carter.

“Vamos colocar temporariamente armamentos para uma brigada, incluindo veículos de combate e equipamentos associados, nos países da Europa Central e do Leste”, disse Carter, em entrevista coletiva na capital da Estônia, Tallinn.

O responsável pela Defesa dos Estados Unidos disse que o reforço militar inclui o envio de tanques, veículos blindados e equipamento de artilharia móvel para infantaria. Uma brigada norte-americana reúne cerca de 5 mil homens.

“A Estônia, assim com a Lituânia, Letônia, Bulgária, Romênia e a Polônia aceitaram acolher material suficiente para equipar entre uma companhia e um batalhão. O material vai circular na região para treinos e exercícios”, informou Carter.

As armas pesadas norte-americanas serão deslocadas pela primeira vez em países que aderiram à Otan e que, antes da queda do Muro de Berlim, pertenciam à esfera de influência da extinta União Soviética.

Os países bálticos e outros países da Europa do Leste têm revelado inquietação na sequência da anexação da Crimeia pela Rússia e dos combates na Ucrânia, onde os separatistas pró-russos contestam a autoridade do governo ucraniano no Leste do país.

Por Agência Brasil

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir